
EDPR vende ativos eólicos em França e na Bélgica por um “enterprise value” de 200 milhões



A EDP Renováveis (EDPR), subsidiária da EDP, concluiu a venda de um portefólio eólico de 121 megawatts (MW) em França e na Bélgica à gestora de fundos Amundi Transition Energétique. A transação, comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), teve um valor de ativos, ou “enterprise value”, de 200 milhões de euros. O portefólio vendido inclui uma participação de 100% em 12 projetos eólicos operacionais: 11 em França, com uma capacidade total de 111 MW, e um na Bélgica, com 11 MW. Esta operação insere-se no programa de rotação de ativos da EDPR, que visa alcançar 2 mil milhões de euros em proveitos até 2025. Com esta venda, a empresa já assegurou aproximadamente 1,1 mil milhões de euros desse objetivo. O acordo tinha sido anunciado a 15 de maio de 2025, mas a sua conclusão estava dependente da consulta à Comissão de Trabalhadores e de outras condições. A EDP detém 71,3% da EDPR, que conta também com acionistas como a BlackRock (4,4%) e o fundo soberano de Singapura GIC (4,3%).
No mesmo setor, o Grupo Sovena está a reforçar a sua estratégia de descarbonização através da instalação de novas centrais fotovoltaicas nas suas unidades industriais em Andújar, Almada e Centazzi. Em Andújar, a instalação de mais de 2.000 painéis solares permitirá uma produção anual estimada de 2 GWh. Em Almada, a capacidade instalada será mais do que duplicada através de um modelo PPA off-site, e em Centazzi, a nova produção cobrirá cerca de 35% das necessidades energéticas da unidade.
Atualmente, 98% da eletricidade consumida pela Sovena a nível global provém de fontes renováveis, atingindo 100% na Península Ibérica e nos Estados Unidos.
A empresa já possui instalações solares em 11 explorações agrícolas e seis unidades industriais em Portugal e Espanha.
Além da energia solar, a Sovena utiliza caldeiras de biomassa alimentadas por subprodutos da sua produção e explora soluções de armazenamento elétrico, tendo submetido o seu compromisso de descarbonização à iniciativa Science Based Targets (SBTi).
Artigos
6





Economia
Ver mais
Novo Nordisk: Fabricante do Ozempic anuncia despedimento de 9 mil trabalhadores
A reestruturação — que representa o maior despedimento coletivo da história da Dinamarca — deverá permitir uma poupança anual superior a mil milhões de euros.

Preços subiram 2,8% em agosto
Face ao ano passado, os frescos, por exemplo, aumentaram 7%.

Residence Inn by Marriott abre portas dia 21 de outubro em Lisboa
Localizada no bairro do Campo Pequeno, a nova unidade, que assinala a chegada da marca Residence Inn à capital portuguesa, promete redefinir o conceito de estadias prolongadas em Lisboa. O Residence Inn by Marriott Lisbon contará com 71 suites desenhadas para combinar a conveniência de um apartamento com os serviços de um hotel de luxo....

Estudo indica que metade da população portuguesa vive com menos de 903 euros
O mais recente estudo do economista Eu génio Rosa, a que o “Campeão das Províncias” teve acesso, é claro: metade da população portuguesa vive com menos de 903 euros e 1.761.000 estão no limiar da pobreza. Com o título ‘A dimensão da pobreza e das desigualdades em Portugal’, o economista faz uma análise da repartição […]