
Apoio às vítimas e investigações após o acidente do Elevador da Glória



Um mês após o descarrilamento do Elevador da Glória, que a 3 de setembro provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, a Carris detalhou as medidas de apoio às vítimas e a sua colaboração com as investigações. Em comunicado, a empresa afirmou que a prioridade, desde o início, foi prestar apoio às vítimas e familiares, através do seu Gabinete de Apoio Social e em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa e a seguradora Fidelidade. O apoio estendeu-se à família do guarda-freio André Marques, que faleceu no acidente, com acompanhamento psicológico, pagamento das despesas do funeral e a atribuição de uma bolsa escolar aos seus filhos.
A seguradora da Carris, Fidelidade, assegurou a trasladação e os serviços fúnebres de seis vítimas mortais estrangeiras e está a reembolsar as famílias de outras cinco. Os casos das cinco vítimas portuguesas estão a ser tratados ao abrigo da legislação de acidentes de trabalho.
Relativamente aos feridos graves, foi organizado o repatriamento com acompanhamento médico, enquanto os feridos ligeiros mantêm contacto com a seguradora.
No entanto, a Fidelidade admitiu dificuldades em contactar quatro dos feridos e outros dois permanecem por identificar.
Paralelamente, a Carris está a colaborar com os inquéritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e do Ministério Público, tendo também iniciado uma auditoria externa e um inquérito interno. As investigações preliminares do GPIAAF apontam para uma cedência do cabo no ponto de fixação. Como medida de precaução, os ascensores da Bica e do Lavra, bem como o Elevador de Santa Justa, foram encerrados para inspeções externas, cujos relatórios serão validados por uma comissão de especialistas.
Em homenagem, a Carris atribuiu o nome de André Marques ao elétrico articulado 601.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Um despiste provocou ferimentos no condutor de um automóvel ligeiro esta manhã. O acidente ocorreu, pelas 11 horas, na Rua do Empresário, em Lagares, Felgueiras. Assistido no local pelos Bombeiros de Felgueiras, o ferido foi transportado ao hospital de Penafiel com ferimentos considerados ligeiros. A GNR esteve no local. pub O conteúdo Despiste provoca um ferido aparece primeiro em Felgueiras Diário.

A cidade de Angra do Heroísmo vai acolher, no próximo dia 24 de outubro de 2025, a V Edição da CannAzores – Fórum Transatlântico de Cânhamo e Canábis. O encontro, que acontece pela primeira vez na ilha Terceira, reunirá especialistas regionais, nacionais e internacionais no Hotel Azoris Angra Garden, para debater os impactos do cânhamo e da canábis em áreas como agricultura, saúde, economia, ambiente, inovação, turismo, políticas públicas e até missão espacial, posicionando os Açores como futuro hub atlântico neste setor em expansão.

Será que se deve investir mais dinheiro no SNS, ou priorizar as parcerias com os privados? Saiba o que nos dizem Os Números que Somos, no último artigo da iniciativa do Observador e da Netsonda.

A partir desta sexta-feira, 3 de outubro, o tráfego na zona de Cernache, ao longo do IC2, no sentido Sul...