menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Apoio às vítimas e investigações após o acidente do Elevador da Glória

Um mês após o trágico descarrilamento do Elevador da Glória, a Carris e a sua seguradora, Fidelidade, detalham as medidas de apoio às vítimas e garantem total colaboração com as investigações em curso.
News ImageNews ImageNews Image

Um mês após o descarrilamento do Elevador da Glória, que a 3 de setembro provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, a Carris detalhou as medidas de apoio às vítimas e a sua colaboração com as investigações. Em comunicado, a empresa afirmou que a prioridade, desde o início, foi prestar apoio às vítimas e familiares, através do seu Gabinete de Apoio Social e em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa e a seguradora Fidelidade. O apoio estendeu-se à família do guarda-freio André Marques, que faleceu no acidente, com acompanhamento psicológico, pagamento das despesas do funeral e a atribuição de uma bolsa escolar aos seus filhos.

A seguradora da Carris, Fidelidade, assegurou a trasladação e os serviços fúnebres de seis vítimas mortais estrangeiras e está a reembolsar as famílias de outras cinco. Os casos das cinco vítimas portuguesas estão a ser tratados ao abrigo da legislação de acidentes de trabalho.

Relativamente aos feridos graves, foi organizado o repatriamento com acompanhamento médico, enquanto os feridos ligeiros mantêm contacto com a seguradora.

No entanto, a Fidelidade admitiu dificuldades em contactar quatro dos feridos e outros dois permanecem por identificar.

Paralelamente, a Carris está a colaborar com os inquéritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e do Ministério Público, tendo também iniciado uma auditoria externa e um inquérito interno. As investigações preliminares do GPIAAF apontam para uma cedência do cabo no ponto de fixação. Como medida de precaução, os ascensores da Bica e do Lavra, bem como o Elevador de Santa Justa, foram encerrados para inspeções externas, cujos relatórios serão validados por uma comissão de especialistas.

Em homenagem, a Carris atribuiu o nome de André Marques ao elétrico articulado 601.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
News Image
ILHA TERCEIRA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ O FÓRUM TRANSATLÂNTICO DEDICADO AO CÂNHAMO E À CANÁBIS

A cidade de Angra do Heroísmo vai acolher, no próximo dia 24 de outubro de 2025, a V Edição da CannAzores – Fórum Transatlântico de Cânhamo e Canábis. O encontro, que acontece pela primeira vez na ilha Terceira, reunirá especialistas regionais, nacionais e internacionais no Hotel Azoris Angra Garden, para debater os impactos do cânhamo e da canábis em áreas como agricultura, saúde, economia, ambiente, inovação, turismo, políticas públicas e até missão espacial, posicionando os Açores como futuro hub atlântico neste setor em expansão.

Source LogoAudiência
categoryVer categoria completa