
Um Mês Após a Tragédia do Elevador da Glória



Passado um mês sobre o acidente com o Elevador da Glória, que resultou em 16 mortos e pelo menos 22 feridos, os familiares das vítimas mortais e os sobreviventes afirmam não ter sido contactados pela Câmara de Lisboa nem pela Carris.
Atualmente, três feridos continuam hospitalizados.
Em Lisboa, todos os funiculares permanecem parados e a rua onde ocorreu a tragédia tornou-se um memorial.
O processo de indemnização às famílias aguarda o seu início formal, com a seguradora Fidelidade a criar uma comissão técnica independente, presidida pelo professor Duarte Nuno Vieira, para acompanhar os casos.
Sabe-se já que os montantes a atribuir não serão uniformes.
Para as vítimas mortais, a compensação dependerá da idade e dos rendimentos anuais, enquanto para os feridos, o valor variará conforme as lesões e o grau de incapacidade resultante.
A comissão técnica deverá reunir-se em breve, prevendo-se que os casos das vítimas mortais sejam resolvidos mais rapidamente.
Os feridos, cujos processos podem ser mais demorados devido à necessidade de estabilização clínica, deverão receber adiantamentos para cobrir despesas imediatas.
A complexidade do processo é agravada pela diversidade de nacionalidades das vítimas: os 16 mortos provinham de nove países diferentes, incluindo cinco portugueses.
A seguradora ainda tenta localizar quatro dos feridos, articulando esforços com as embaixadas.
Acresce a situação das cinco vítimas portuguesas, que estavam também cobertas por seguros de acidentes de trabalho, obrigando as famílias a escolher qual acionar.
Enquanto os processos decorrem, a Fidelidade garante estar a cobrir despesas imediatas como funerais, transladações e tratamentos médicos.
Paralelamente, decorrem quatro investigações autónomas ao acidente, sendo que apenas um relatório preliminar deverá ser conhecido em breve.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Outubro é o mês da sensibilização para o cancro da mama, representada com um laço cor de rosa. Em Portugal, são detetados, anualmente, cerca de 9 mil novos casos de cancro da mama. Mais de 2 mil mulheres morrem com esta doença. O mais recente relatório anual da ‘American Cancer Society’ (ACS) sobre as tendências […] O conteúdo NOVE MIL CASOS DE CANCRO DA MAMA DESCOBERTAS TODOS OS ANOS EM PORTUGAL aparece primeiro em 24Horas.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, um conjunto de operações em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, reforçar a segurança rodoviária e fiscalizar diversas matérias de âmbito contraordenacional. Durante este período, foram detidas 411 pessoas em […] O conteúdo GNR regista mais de 400 detenções e mais de sete mil infrações rodoviárias numa semana aparece primeiro em Altominho.tv.

Coimbra, 04 out 2025 (Ecclesia) – O Seminário de Coimbra acolhe um simpósio que celebra o centenário da entrada do padre Américo Monteiro de Aguiar, fundador da Casa do Gaiato, nesta instituição, este sábado, dia 4 de outubro. O padre Américo entrou naquele seminário a 03 de outubro de 1925 e no dia 04 de […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que no dia 4 de outubro de 2025, pelas 09:03, foi registado um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter. De acordo com os dados das estações da Rede Sísmica do Continente, o epicentro localizou-se a cerca de 40 quilómetros a Oeste de Sines. […]