Crescimento da televisão por subscrição abranda enquanto canais disputam audiências



O mercado de televisão por subscrição em Portugal está a registar um abrandamento no seu crescimento, atingindo o número mais baixo de novos assinantes desde 2006. Atualmente, existem 4,7 milhões de subscritores no país, o que significa que 92 em cada 100 famílias pagam para ver televisão, segundo o regulador das telecomunicações.
Neste cenário competitivo, a disputa por audiências é visível.
O canal NOW, por exemplo, registou um share médio diário de 1,8%, enquanto a CNN alcançou uma média de 2,1%.
Apesar da média diária superior da CNN, o NOW conseguiu liderar em vários horários durante o dia, destacando-se no horário nobre com o programa "Repórter Sábado".
Para além da competição por audiências, os canais continuam a apostar em conteúdos diversificados.
A TVI recrutou Fatinha, uma empregada algarvia que se tornou um fenómeno nas redes sociais, para participar no programa "Congela", apresentado por Pedro Teixeira.
Noutro âmbito, a Beira Baixa TV transmitiu em direto um concerto dos UHF com a Filarmónica Idanhense.
A criatividade dos canais é também notada, como evidenciado por um candidato chamado Jorge Pinto, que, apesar de não ver muita televisão, elogiou a "genialidade tremenda" dos rodapés informativos da CMTV, considerando-os "obras de arte, filosofia em horário noturno".






