Escalada Nuclear: A Resposta de Putin à Ameaça de Testes de Trump



Na sequência de declarações do líder norte-americano, Donald Trump, sobre a intenção de retomar os testes de armas nucleares, o Presidente russo, Vladimir Putin, convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da Rússia para delinear uma resposta. Putin instruiu os organismos competentes a recolherem informações e a apresentarem propostas para o possível início de trabalhos preparatórios para testes nucleares russos. A iniciativa de Trump foi anunciada na sua plataforma Truth Social, onde afirmou ter dado ordens para o início imediato dos testes.
Contudo, permanece incerto se se referia a testes de lançamento ou a detonações nucleares reais.
Mais tarde, Trump clarificou que o seu objetivo era alcançar a desnuclearização e incluir a China nas negociações do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares com a Rússia. O anúncio de Washington surgiu após a Rússia ter realizado exercícios nucleares terrestres, marítimos e aéreos a 22 de outubro e testado dois novos sistemas de armas, o míssil de cruzeiro Burevestnik e o submarino não tripulado Poseidon.
O Kremlin respondeu, esclarecendo que o último teste nuclear realizado pela antiga União Soviética ocorreu em 1990. Apesar da escalada, Putin sublinhou que a Rússia mantém a política de não ser a primeira a realizar tais testes, uma posição que já tinha defendido em 2023, ao garantir que haveria “medidas adequadas em resposta” se os EUA quebrassem a moratória. No entanto, durante a reunião do Conselho de Segurança, o ministro da Defesa russo, Andrei Belusov, propôs a Putin o início imediato dos preparativos para testes nucleares de grande escala, argumentando que tudo indica que Washington irá avançar com os seus próprios testes.
Artigos
7Mundo
Ver mais
Assuntos como o fecho do governo federal, o mais prolongado na história do país, ou as críticas às políticas contra os migrantes estiveram no foco dos manifestantes

Os EUA realizaram esta quarta-feira um teste com um míssil balístico intercontinental (ICBM) de capacidade nuclear, o LGM-30G Minuteman III, que é um dos principais elementos do sistema de dissuasão nuclear dos Estados Unidos. O major-general Jorge Saramago analisa as suas propriedades.

O recém-eleito presidente da Câmara de Nova Iorque usa três anéis - dois na mão direita e um na mão esquerda - e todos têm a sua história. Vamos conhecê-la.

O tribunal administrativo de Dusseldorf decidiu hoje a deportação de dois cidadãos sírios, considerando que já não correm um perigo significativo se regressarem ao seu país, onde o regime de Bashar al-Assad caiu há quase um ano.








