menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

ETSA investe 20 milhões de euros em nova fábrica em Coruche

A empresa ETSA, do grupo Semapa, inaugurou uma nova unidade industrial em Coruche, num investimento de 20 milhões de euros que visa transformar subprodutos alimentares em ingredientes de alto valor através de uma tecnologia inovadora.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa ETSA, pertencente ao grupo Semapa, inaugurou uma nova unidade industrial em Coruche, dedicada à valorização de subprodutos alimentares. O projeto, designado ProHy, representou um investimento de cerca de 20 milhões de euros e contou com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 6,5 milhões de euros, através do Pacto da Bioeconomia Azul. Esta nova fábrica visa reforçar a economia circular e a sustentabilidade, transformando matérias-primas sem valor para consumo humano em produtos de elevado valor. A tecnologia utilizada, desenvolvida ao longo de seis anos pela equipa da ETSA em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, baseia-se num processo proprietário de hidrólise natural, sem recurso a produtos químicos. Este método distingue-se das soluções concorrentes, como a hidrólise enzimática, pela sua capacidade intrínseca de microencapsulamento dos ingredientes.

Os produtos resultantes são proteína hidrolisada, gordura e fração mineral.

A tecnologia permite ainda uma redução de até 90% das emissões de gases com efeito de estufa em comparação com a deposição em aterro. Inicialmente, a produção destina-se à exportação para os setores de ‘petfood premium’ (alimentos de alta qualidade para animais de estimação), aquacultura e farmacêutica veterinária.

Os principais mercados identificados são a Europa, os Estados Unidos e a Ásia.

A fábrica arranca com a criação de 14 postos de trabalho diretos, com a previsão de duplicar este número a médio prazo, apostando na retenção de talento nacional qualificado. A unidade foi concebida de forma escalável, permitindo uma futura duplicação da capacidade produtiva e a eventual adaptação para a produção de ingredientes para consumo humano, em linha com as metas europeias de descarbonização. O projeto ProHy foi distinguido no Prémio Nacional de Inovação, reforçando o seu caráter inovador.

A ETSA, criada em 1973, é líder na reciclagem alimentar em Portugal e Espanha.

Artigos

9

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa