
Empresa que operou helicópteros do INEM suspende transporte aéreo



Em Portugal, a operacionalidade dos helicópteros de emergência médica do INEM esteve comprometida. A aeronave baseada em Loulé esteve parada por mais de seis dias devido a uma falha técnica.
De acordo com o contrato estabelecido com a empresa responsável, deveria ter sido fornecido um helicóptero de substituição após 12 horas de indisponibilidade, o que não se verificou.
O problema, que obrigou à reinstalação do software do aparelho, foi entretanto resolvido e a aeronave já se encontra a operar, repondo a disponibilidade de três helicópteros civis ao serviço do INEM. Numa notícia relacionada, a empresa Avincis, que operou os helicópteros do INEM até junho deste ano, solicitou a suspensão do seu transporte aéreo.
Paralelamente, um trágico acidente de helicóptero no Gana resultou na morte de todos os ocupantes.
A presidência do país confirmou que entre as vítimas mortais se encontram os ministros da Defesa e do Ambiente. A aeronave, que transportava três tripulantes e cinco passageiros, despenhou-se durante o trajeto entre a capital, Acra, e a cidade de Obuasi, tendo as autoridades perdido o contacto com o aparelho.
Além dos dois ministros, no acidente morreram também membros de alto escalão da segurança nacional e do partido no poder.
Em resposta à tragédia, a presidência do Gana decretou luto nacional.
Artigos
15














Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Numa UE "desigual", aplicar regulamento dos media é o "maior desafio"
A conselheira da ERC Carla Martins considera, em entrevista à Lusa, que aplicar o regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) em espaço europeu com nível de independência desigual "será o maior desafio".