Paragem da Navigator expõe fragilidades do setor florestal e desencadeia apelo à valorização da madeira nacional



A interrupção temporária de atividade numa unidade industrial da The Navigator Company em Aveiro motivou um apelo da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) para o reforço da produção nacional de madeira. A paragem, com uma duração de cerca de 11 dias, foi justificada pela escassez de madeira no mercado nacional e pelo elevado custo da importação. Perante este episódio de impacto significativo, a ANEFA realçou a necessidade urgente de uma política que valorize de forma justa a matéria-prima florestal portuguesa. A associação argumenta que o problema não reside na falta de potencial produtivo da floresta, mas sim num modelo que tem condicionado a atividade dos produtores.
A principal crítica direciona-se à manutenção dos preços pagos à produção, que desincentivam o investimento e a gestão florestal.
Esta estagnação nos preços, conforme apontado pela ANEFA, tem consequências graves, como a redução da atividade, a subexploração e o abandono de áreas produtivas. Além de comprometer a oferta de madeira e aumentar a dependência de importações, esta realidade contribui para o aumento do risco de incêndio.
A associação questiona, por isso, quantas importações poderiam ser substituídas por produção nacional se os preços incentivassem a gestão e reabilitação contínuas dos povoamentos, beneficiando a economia e a segurança do território.
Artigos
5Economia
Ver mais
A Alfândega do Porto volta a receber, no dia 29 de novembro, entre as 09h00 e as 19h00, a 3.ª edição da EXPOnegócios, um dos maiores encontros empresariais do Norte de Portugal. Criada em 2023, a iniciativa reúne anualmente centenas de empresas, empreendedores e profissionais de diferentes setores, com o objetivo de impulsionar negócios, criar […] O conteúdo EXPOnegócios 2025 promete transformar a Alfândega no epicentro empresarial do Norte aparece primeiro em Viva Porto.

As notícias sobre apreensões de materiais contrafeitos para automóveis são cada vez mais comuns, uma vez que este negócio, que origina prejuízos enormes para a maioria dos fabricantes legítimos das peças, é muito lucrativo para os prevaricadores. Já para os utilizadores que compram mais o barato do que o bom, os riscos são tremendos, pois […] O conteúdo Componentes falsificados para automóveis sob a mira das autoridades britânicas aparece primeiro em AutoGear.

A quantidade de amêndoa produzida em Portugal deverá cair este ano, face à campanha do ano passado, devido ao mau tempo registado no período da floração e polinização das árvores, estimou hoje uma associação do setor. Em declarações à agência Lusa, o diretor executivo da associação Portugal Nuts, Nuno Russo, indicou que o “ano climatológico […]

A Polícia Judiciária (PJ) fez est quarta-feira (5 de novembro de 2025) buscas na Câmara de Ourém e em três empresas no âmbito de uma investigação sobre alegados crimes de violação das regras urbanísticas, poluição, corrupção, fraude na obtenção de subsídio e branqueamento de capitais.




