
Encerramento das urgências de Obstetrícia na Margem Sul



Durante o fim de semana, todas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia da Península de Setúbal foram encerradas, uma situação que culminou com o fecho inesperado do serviço no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Este hospital era a única unidade na Margem Sul que previa manter o atendimento, uma vez que as urgências do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, já tinham o encerramento programado, conforme os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o Ministério da Saúde, a causa do encerramento no Garcia de Orta foi a indisponibilidade de última hora dos médicos prestadores de serviços, que habitualmente asseguram as escalas.
A tutela descreveu a situação como imprevista, afirmando que estes profissionais manifestaram a sua indisponibilidade “sem que nada o fizesse prever”.
O hospital recorre a uma combinação de médicos do quadro e profissionais externos para manter a urgência a funcionar.
Como consequência, todas as grávidas e utentes que necessitem de cuidados especializados na região estão a ser encaminhadas para unidades hospitalares em Lisboa. O Ministério da Saúde assegurou que a Direção Executiva do SNS está a acompanhar o processo para garantir que as transferências ocorrem em segurança. O Governo recordou que está em curso um processo de contratação de novos médicos para reforçar a Unidade Local de Saúde Almada/Seixal e que foi recentemente aprovada legislação para regular a atividade dos chamados “médicos tarefeiros”, visando acabar com remunerações consideradas superiores e outros privilégios. Apesar deste episódio, a tutela salienta que, em 2024, se registaram melhorias no funcionamento das urgências pediátricas e de obstetrícia a nível nacional, com menos encerramentos do que no ano anterior.
Artigos
56























































Atualidade
Ver mais
Fogo em Aljezur avança e obriga a cortar trânsito nas estradas 268 e 120
O incêndio que deflagrou ao início da tarde na Bordeira, em Aljezur, está a progredir em direção a Sul, originando o corte do trânsito em troços das estradas nacionais 268 e 120, disse fonte da Proteção Civil.

Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado
Homem sofreu uma perfuração no pulmão mas está estável Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado

País: Quase 400 bombeiros combatem violento incêndio florestal
Em Aljezur.

Dois homens identificados por posse de aves sem autorização
A GNR identificou dois homens, de 56 e 67 anos, por posse de espécies autóctones sem autorização no concelho de Albergaria-a-Velha. No âmbito de uma ação de patrulhamento, elementos Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) detetaram “diversas aves de espécies autóctones, retidas em gaiolas, nos anexos da residência de um dos suspeitos, […] O conteúdo Dois homens identificados por posse de aves sem autorização aparece primeiro em Notícias de Aveiro.