
Encerramento de Urgências de Obstetrícia e Ginecologia no Fim de Semana



Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia estarão encerrados este fim de semana, de acordo com as informações disponibilizadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A principal causa apontada para estes constrangimentos é a falta de médicos especialistas, uma situação que se agrava em períodos de férias e fins de semana prolongados.
No sábado, a urgência desta especialidade no Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, estará encerrada, prevendo-se a sua reabertura no domingo.
Adicionalmente, vários outros hospitais terão o seu funcionamento condicionado neste dia, recebendo apenas casos urgentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM). Esta lista inclui os hospitais de Amadora/Sintra, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Abrantes e Leiria. Também as urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures, apresentarão constrangimentos semelhantes. Para o dia de domingo, está previsto o encerramento total das urgências de ginecologia e obstetrícia nos hospitais do Barreiro, Setúbal e Abrantes. Apesar destes encerramentos e condicionamentos, as escalas do Portal do SNS indicam que estarão abertos 126 serviços de urgência em todo o país no sábado e 127 no domingo. Adicionalmente, 33 unidades de ginecologia e obstetrícia funcionarão no âmbito de um projeto-piloto que exige que as utentes contactem primeiro a Linha SNS 24. Face a esta situação, as autoridades de saúde recomendam que a população, antes de se dirigir a um serviço de urgência, contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para receber a orientação mais adequada.
Artigos
17
















Atualidade
Ver mais
As mortes na estrada na União Europeia (UE) reduziram-se 3% em 2024, para 19.800, face a 2023, com a Suécia a apresentar o menor número (20 por milhão de habitantes) e a Roménia o maior (77 por milhão). Em comunicado, o executivo comunitário destaca que apesar de haver menos 600 mortes em acidentes rodoviários entre 2023 e 2024, "o ritmo global de melhoria continua a ser demasiado lento e a maioria dos Estados-membros não está no bom caminho para cumprir o objetivo da UE de reduzir para metade a

O Bispo de Angra apelou este domingo aos consagrados e consagradas dos Açores para que sejam “guardiães da esperança” e “construtores de unidade”, durante a homilia da missa celebrada no Jubileu dos Religiosos dos Açores, na Catedral, que reuniu pela primeira vez em simultâneo, representantes dos oito institutos religiosos presentes no arquipélago.O momento, marcado por […]

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

João José Tomé Caixinha, aos 64 anos. O velório decorre na Capela de São Sebastião de Alcaide. O funeral realiza-se dia 21 de outubro na Igreja Matriz de Alcaide pelas 11h30 seguindo em direção ao cemitério local. Beira Baixa TV apresenta sentidas condolências à família. O conteúdo Faleceu aparece primeiro em Beira Baixa TV.