menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Forças de segurança registam menos ocorrências mas um aumento de armas nas escolas portuguesas

Os dados da PSP e da GNR relativos ao ano letivo 2024/2025 revelam uma diminuição geral no número de ocorrências em ambiente escolar, mas um aumento preocupante na posse e uso de armas por parte dos alunos.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

No ano letivo de 2024/2025, a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou 3.897 ocorrências em contexto escolar, uma ligeira descida face às 4.107 do ano anterior.

Destas, 2.791 foram de natureza criminal, com a maioria (71,2%) a ocorrer dentro das escolas. Os comandos metropolitanos de Lisboa e do Porto, juntamente com o de Setúbal, foram as áreas com maior número de incidentes.

As ocorrências mais frequentes continuam a ser as ofensas corporais (1.291) e as injúrias e ameaças (892), embora ambas tenham diminuído.

Registou-se também uma redução nos roubos e no tráfico de estupefacientes. Apesar da descida geral, a PSP alertou para um aumento de 36,8% nos crimes de posse e uso de arma, tendo apreendido 54 armas, na sua maioria brancas (43), mas também duas armas de fogo e nove de outros tipos, como bastões. A Guarda Nacional Republicana (GNR), por sua vez, apreendeu 73 armas no mesmo período, incluindo 53 armas brancas e seis armas de fogo. No total, as forças de segurança encontraram mais de 120 armas nas escolas portuguesas durante o ano letivo.

No âmbito da sua operação "Escola Segura", a GNR registou 2.354 crimes, destacando-se as ofensas à integridade física (890), ameaças (374) e furtos (183).

Em ocorrências de natureza não criminal, a GNR sinalizou 88 situações de abandono escolar, 77 de perturbação das atividades letivas e 16 de comportamentos aditivos. A PSP identificou 130 casos de `bullying` e 21 de `cyberbullying`, notando uma tendência de estabilização. Ambas as forças de segurança mantêm um forte investimento na prevenção.

A PSP realizou 11.619 ações de sensibilização que abrangeram mais de 643 mil membros da comunidade escolar, focando-se principalmente no `bullying` e `cyberbullying`.

A GNR promoveu 6.330 ações semelhantes.

O programa "Escola Segura" da PSP cobre 3.243 estabelecimentos de ensino, enquanto a GNR é responsável pela segurança de 4.436 escolas em todo o país.

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones