
Endividamento da economia acelera para 847 mil milhões de euros



De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 32,3 mil milhões de euros na primeira metade de 2025, fixando-se num total de 847 mil milhões de euros. Deste montante, 468,8 mil milhões de euros correspondiam ao setor privado (empresas e particulares) e 378,2 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas). O setor público viu o seu endividamento crescer 19,1 mil milhões de euros, um acréscimo impulsionado sobretudo pela dívida contraída perante o exterior (14,5 mil milhões de euros), essencialmente através do investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa. Registou-se também um aumento da dívida pública para com os particulares (+2,1 mil milhões), as administrações públicas (+1,7 mil milhões) e as empresas não financeiras (+1,5 mil milhões), tendo havido uma ligeira redução face ao setor financeiro (-0,7 mil milhões). Por sua vez, o endividamento do setor privado aumentou 13,2 mil milhões de euros. O endividamento dos particulares cresceu 7,0 mil milhões, maioritariamente junto do setor financeiro (+6,6 mil milhões), dos quais 5,1 mil milhões foram destinados a crédito à habitação. Já as empresas privadas viram a sua dívida subir 6,2 mil milhões, refletindo aumentos perante o setor financeiro (+5,0 mil milhões), o exterior (+0,7 mil milhões) e outras empresas não financeiras (+0,6 mil milhões).
Este aumento geral da dívida superou o crescimento da economia, resultando num agravamento do rácio do endividamento do setor não financeiro em percentagem do PIB, que passou de 285,7% para 289,6%. Em junho de 2025, a taxa de variação anual do endividamento dos particulares atingiu 6,7%, o valor mais elevado desde dezembro de 2008 e o décimo nono aumento mensal consecutivo.
Artigos
4



Economia
Ver mais
Esta é a lista definitiva dos 50 vinhos mais caros da atualidade (e há portugueses na lista)
A plataforma especializada Wine-searcher.com divulgou a lista dos 50 vinhos mais caros do mundo em julho de 2025. Tal como em anos anteriores, a França manteve a supremacia, ocupando 45 posições do ranking, deixando apenas cinco lugares para rótulos produzidos nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal.

Tédio no trabalho: 40% dos profissionais ponderam sair das empresas por este motivo
Com as férias de muitos portugueses a aproximarem-se do fim, a ansiedade de regresso à rotina laboral começa a instalar-se. Muitos são os relatos constantes de que o primeiro dia da reentré é difícil, mas isso é perfeitamente compreensível, depois do merecido descanso. No entanto, o que não pode ser normal é o crescente fenómeno, […] The post Tédio no trabalho: 40% dos profissionais ponderam sair das empresas por este motivo appeared first on Forbes Portugal.

IHRU abre concurso para 25 casas com renda acessível em Penafiel
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou no passado dia 15 de agosto, um concurso para atribuição de 75 habitações com renda acessível, distribuídas por 12 concelhos do país. No concelho de Penafiel, existem 25 casas a concurso de tipologias entre T2 e T4. As candidaturas decorrem até 5 de setembro de 2025, exclusivamente através da plataforma ihruarrenda.portaldahabitacao.pt. Para participar, é necessário obter previamente o Certificado de Registo de Candidatura no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA), apresentando informação sobre o agregado habitacional e a documentação exigida. Os concursos serão decididos por sorteio público, agendado para os dias 16 e 17 de setembro, com transmissão em direto no canal de YouTube do IHRU. Podem concorrer pessoas singulares ou agregados familiares que cumpram os critérios de elegibilidade do programa e os requisitos definidos nos avisos de cada concurso.

Óleo de coco dispara para máximos históricos e torna-se artigo de luxo na Ásia
Da água de coco ao biodiesel, passando pelos chocolates e gelados, a pressão sobre a procura é hoje global e está a transformar o mercado de um dos produtos tropicais mais versáteis.