Literacia Financeira: A Nova Prioridade na Educação em Portugal



O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), em colaboração com as principais autoridades de supervisão financeira do país, está a promover uma ampla iniciativa para reforçar a educação financeira junto dos alunos dos ensinos básico e secundário. A ação central decorrerá no dia 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, com uma aula sobre o tema da poupança a ser lecionada por estudantes e professores do ensino superior das áreas de Economia, Gestão e Finanças a milhares de alunos em escolas públicas e privadas de todo o país.
Esta medida, intitulada “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, insere-se numa estratégia governamental que considera a literacia financeira "cada vez mais necessária para o exercício de uma cidadania plena".
Segundo o ministro da Educação, Fernando Alexandre, saber gerir dinheiro e fazer escolhas conscientes são competências cruciais para a vida adulta.
A importância atribuída ao tema levou à sua inclusão na disciplina de Cidadania em todos os anos de escolaridade. O objetivo é que esta colaboração entre escolas, universidades e politécnicos se torne contínua, beneficiando todas as partes envolvidas: os alunos mais novos acedem a conteúdos relevantes, os universitários aplicam os seus conhecimentos e as instituições de ensino superior participam ativamente na comunidade.
A iniciativa conta com a parceria do Banco de Portugal (BdP), da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF). Para assinalar a sua relevância, a aula contará com a participação de figuras como os ministros da Educação e das Finanças, e os presidentes das três entidades supervisoras. Este esforço nacional complementa projetos locais de sucesso, como o “No Poupar Está o Ganho”, que resultou na distinção da Escola Básica de Távora, em Arcos de Valdevez, como “Escola TEF – Território de Educação Financeira”, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido desde 2018 com o apoio do município local.
Artigos
7Atualidade
Ver mais

O cardeal português D. José Tolentino de Mendonça apresentou o Jubileu do Mundo Educativo, que vai decorrer de 27 de outubro a 1 de novembro, com mais de 20 mil participantes, destacando a importância da formação para a paz. “A educação é o novo nome da paz e coloca a esperança no mapa do presente […] O conteúdo Tolentino de Mendonça: “A educação é o novo nome da paz” aparece primeiro em BOM DIA.

Esta é, a par do novo incentivo de regresso ao trabalho, uma das medidas do Governo para "combater o desemprego jovem".

Segundo a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, o atraso na emissão dos vouchers para os manuais escolares pelo Ministério da Educação está relacionado com o processo dos contratos de associação








