menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Espanha avança com estudos para a Alta Velocidade Porto-Vigo

O Governo espanhol deu um passo crucial para a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Vigo, adjudicando os estudos para o troço galego que ligará O Porriño à fronteira portuguesa.
News ImageNews ImageNews Image

O Governo espanhol adjudicou o contrato de serviços para a realização dos estudos de viabilidade e informativo para o troço ferroviário entre O Porriño, na província de Pontevedra (Galiza), e a fronteira portuguesa. Este segmento integra a futura linha de alta velocidade Porto-Vigo, um projeto considerado estratégico para a Península Ibérica e a Europa.

O contrato, no valor de 835 mil euros, tem como objetivo definir o traçado que fará a ligação entre a saída sul de Vigo e a infraestrutura que Portugal está a planear a sul do rio Minho.

Os trabalhos incluem um estudo de viabilidade, que analisará alternativas preliminares, a procura e o custo-benefício socioeconómico, e um estudo informativo detalhado para submissão a consulta pública e avaliação de impacto ambiental. O contrato abrange ainda os serviços de engenharia necessários para acompanhar todo o processo até à aprovação da Declaração de Impacto Ambiental e do Estudo Informativo definitivo.

Para o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável espanhol, este avanço reafirma o compromisso com a Galiza e com as ligações ferroviárias com Portugal, dando continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade entre a Corunha e Lisboa.

A iniciativa está alinhada com os compromissos assumidos na XXXV Cimeira Luso-espanhola, realizada em Faro em outubro de 2024.

Do lado português, a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê submeter ainda este ano o estudo prévio para Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).

A ligação Porto-Vigo, que passará pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença, está prevista para 2032.

Este projeto insere-se no plano mais vasto da alta velocidade em Portugal, cuja primeira fase (Porto-Soure) deverá estar concluída em 2030.

O custo total do eixo Lisboa-Valença foi estimado pelo governo anterior em cerca de sete a oito mil milhões de euros.

Artigos

8

Economia

Ver mais
News Image
Tribunal de Contas revela que Portos dos Açores executa 28contratos em 2024 correspondente a 422 milhões de euros, 54%dos quais reporta-se à construção do novo porto das Lajes das Flores

A auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à empresa Portos dos Açores, S.A. concluiu que esta investiu um total de 151,1 milhões de euros no triénio 2022-2024, financiamento esse assegurado por fundos comunitários (54,4 milhões de euros) e fundos regionais (30,3 milhões de euros), complementados por um empréstimo bancário de 60 milhões de euros, contraído […]

Source LogoCorreio dos Açores
categoryVer categoria completa