
Espanha Reforça Laços com Angola Através de Linha de Crédito



Espanha vai disponibilizar uma nova linha de crédito no valor de 30 milhões de euros para financiar pequenos projetos de clientes privados angolanos com empresas espanholas. O anúncio foi feito pelo embaixador espanhol, Manuel Lejarreta, durante a cerimónia de comemoração do Dia Nacional de Espanha e do Dia da Hispanidade.
Esta iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Ministério das Finanças de Angola, visa fortalecer o apoio financeiro espanhol ao país. O diplomata destacou a importância estratégica de Angola para Espanha no contexto da África subsaariana, referindo as "notáveis conexões" do país com o mundo ibero-americano.
As relações bilaterais, iniciadas em 1977, abrangem as áreas política, cultural e económica.
A prioridade que Madrid atribui a Luanda foi evidenciada pela visita de Estado dos reis de Espanha em 2023, a única a um país da África subsaariana até à data.
Segundo Lejarreta, a relação com África é uma "necessidade estratégica" para Espanha.
No plano económico, o comércio bilateral tem apresentado uma "tendência ascendente", com um fluxo que atingiu 2,4 mil milhões de euros em 2024.
Atualmente, 40 empresas espanholas operam em Angola, considerando o mercado "atrativo".
Esta nova linha de crédito junta-se a uma cooperação financeira já existente no valor de quatro mil milhões de euros, que, segundo o embaixador, "continua em bom andamento" e financia projetos como a interligação elétrica entre as regiões Norte, Centro e Sul do país.
A cooperação entre as duas nações estende-se ainda a áreas como segurança e defesa, cultura, formação, educação e boa governação local, nomeadamente através do projeto PASCAL da União Europeia.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
As autoridades brasileiras desmantelaram hoje uma rede criminosa que fabricava e fornecia armas às "principais fações do Rio de Janeiro", tendo detido dez pessoas, anunciou a Polícia Federal (PF). Numa ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal, e com o apoio da Polícia Militar do estado de São Paulo, foi realizada hoje a operação com a missão de "desarticular uma organização criminosa especializada na produção, montagem e comércio

A nova Força de Supressão de Gangues (GSF, na sigla em inglês) já está em ação no Haiti, que registou mais de quatro mil homicídios este ano, avançou a missão internacional apoiada pelas Nações Unidas.

Milhares de pessoas, sobretudo jovens e sindicatos de trabalhadores, participaram em manifestações convocadas em Lima e noutras cidades do Peru contra o Governo do presidente interno José Enrique Jerí, num clima de insegurança e criminalidade.

A organização não governamental (ONG) Human Rights Watch instou a China a pôr fim às deportações à força de norte-coreanos para o seu país, face ao "grave risco de perseguição e maus-tratos".