
Espanha continua com 14 fogos graves e centenas de desalojados



A Proteção Civil espanhola informou que o país continua a combater 14 incêndios florestais considerados preocupantes.
Estes fogos, classificados como de nível 2 numa escala que vai de 0 a 4, distribuem-se principalmente pelo norte e noroeste do país, com dez a lavrarem em Castela e Leão, três nas Astúrias e um na Galiza. Apesar de o combate ser considerado favorável, as autoridades admitem que o progresso é lento após semanas de "terríveis incêndios".
O impacto humano destes incêndios é significativo.
Atualmente, mais de 700 pessoas encontram-se desalojadas e outras mil estão confinadas às suas habitações por precaução.
A situação é particularmente grave em Castela e Leão, onde 12 povoações foram evacuadas, afetando um total de 711 residentes.
No acumulado do mês de agosto, o número de pessoas temporariamente desalojadas em todo o país ascende a 34.770. Lamenta-se ainda a morte de quatro pessoas em consequência dos fogos. No âmbito das investigações às causas dos incêndios, as forças policiais espanholas detiveram, nas últimas semanas, 46 pessoas por suspeitas de crimes relacionados com os fogos.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
"Inqualificável". Portugal condena ataque russo que fez 12 mortos em Kyiv
O Governo português condenou fortemente o ataque massivo russo hoje de madrugada contra o território ucraniano, que causou pelo menos 12 mortos e 48 feridos, considerando-o "inqualificável".

Impasse no CDC. Diretora recusa deixar cargo: "Só Trump pode demiti-la"
A diretora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos foi demitida, na quarta-feira, por não ter acedido às pressões para alterar a política de vacinação do país. Contudo, os seus advogados argumentaram que Donald Trump terá de demiti-la pessoalmente.

Após ataque russo, delegação da UE em Kyiv está "em segurança"
Os funcionários da delegação da União Europeia (UE) em Kyiv estão "em segurança" apesar dos "bombardeamentos implacáveis da Rússia" que atingiram o edifício da equipa comunitária em Kyiv, na Ucrânia, disse a presidente da Comissão Europeia.

Exército israelita realiza operação aerotransportada perto de Damasco
O exército israelita conduziu uma operação aerotransportada na quarta-feira à noite numa área a sul de Damasco, Síria, que já tinha sido bombardeada, segundo a comunicação social estatal síria.