menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Crescimento da Economia Espanhola no Segundo Trimestre

A economia espanhola registou um crescimento homólogo de 3,1% no segundo trimestre, impulsionado principalmente pelo consumo das famílias e pelo investimento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de Espanha.
News ImageNews ImageNews Image

A economia de Espanha cresceu 3,1% no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2024, e 0,8% em cadeia (face aos três meses anteriores), anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Este valor representa um ligeiro abrandamento em relação ao primeiro trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) tinha crescido 3,2% em termos homólogos e 0,6% em cadeia.

O motor deste crescimento foi a procura nacional, que engloba o investimento e o consumo, com especial destaque para o consumo das famílias.

Este componente contribuiu com 3,5 pontos para o aumento homólogo do PIB.

Em contrapartida, a procura externa (exportações e importações) teve um contributo negativo de 0,5 pontos na comparação com o mesmo período de 2024 e um impacto nulo no crescimento em cadeia. Refletindo este dinamismo, tanto o Governo de Espanha como o Banco de Espanha melhoraram as suas previsões de crescimento para a economia do país este ano, para 2,7% e 2,6%, respetivamente, baseando as novas estimativas no dinamismo da procura interna. O executivo espanhol, liderado pelo ministro da Economia, Carlos Cuerpo, projeta que a procura interna continue a ser o principal motor económico até 2028, prevendo um crescimento de 2,2% em 2026 e de 2,1% em 2027 e 2028. Estas projeções antecipam um impacto positivo no mercado de trabalho, com a meta de reduzir a taxa de desemprego para 8,7% em 2028, face aos 10,3% estimados para o final deste ano, a mais alta da União Europeia.

Outras instituições internacionais também partilham uma visão otimista.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 2,5% para este ano, enquanto a Comissão Europeia estima um aumento de 2,6%. Segundo Carlos Cuerpo, em 2024, Espanha foi a economia avançada que mais cresceu no mundo, com um crescimento de 3,5%.

Artigos

6

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa