
Crescimento da Economia Espanhola no Segundo Trimestre



A economia de Espanha cresceu 3,1% no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2024, e 0,8% em cadeia (face aos três meses anteriores), anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Este valor representa um ligeiro abrandamento em relação ao primeiro trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) tinha crescido 3,2% em termos homólogos e 0,6% em cadeia.
O motor deste crescimento foi a procura nacional, que engloba o investimento e o consumo, com especial destaque para o consumo das famílias.
Este componente contribuiu com 3,5 pontos para o aumento homólogo do PIB.
Em contrapartida, a procura externa (exportações e importações) teve um contributo negativo de 0,5 pontos na comparação com o mesmo período de 2024 e um impacto nulo no crescimento em cadeia. Refletindo este dinamismo, tanto o Governo de Espanha como o Banco de Espanha melhoraram as suas previsões de crescimento para a economia do país este ano, para 2,7% e 2,6%, respetivamente, baseando as novas estimativas no dinamismo da procura interna. O executivo espanhol, liderado pelo ministro da Economia, Carlos Cuerpo, projeta que a procura interna continue a ser o principal motor económico até 2028, prevendo um crescimento de 2,2% em 2026 e de 2,1% em 2027 e 2028. Estas projeções antecipam um impacto positivo no mercado de trabalho, com a meta de reduzir a taxa de desemprego para 8,7% em 2028, face aos 10,3% estimados para o final deste ano, a mais alta da União Europeia.
Outras instituições internacionais também partilham uma visão otimista.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 2,5% para este ano, enquanto a Comissão Europeia estima um aumento de 2,6%. Segundo Carlos Cuerpo, em 2024, Espanha foi a economia avançada que mais cresceu no mundo, com um crescimento de 3,5%.
Artigos
6





Economia
Ver mais
A Autoridade de Gestão do Programa Regional “Alentejo 2030” anuncia a abertura de dois novos avisos de concurso destinados a reforçar a competitividade da economia regional, com uma dotação global de 2,5 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). “Estes avisos têm como objetivo central promover o Empreendedorismo Qualificado associado ao […]

Menos opinião, mais evidência: o saldo líquido explicado em minutos com um balanço económico-social para quem quer factos.

O ouro ganha 43% desde o início deste ano e caminha para o melhor ano desde 1979, quando valorizou 126%. O que estará por trás desse forte desempenho?

Os criadores de ovinos do concelho de Ourique vivem dias de angústia perante o aumento alarmante de mortes nos seus rebanhos, apesar das campanhas de vacinação contra a Língua Azul. Nas últimas semanas, dezenas de casos de animais com sintomas compatíveis com a doença foram reportados, terminando muitos deles em óbito. À Rádio Pax, um […]