
Espanha vai propor a Portugal pacto para responder a emergência climática



O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, defendeu a criação de um "pacto de Estado face à emergência climática" e anunciou que irá propor um trabalho conjunto com Portugal e França para atingir este objetivo. A iniciativa surge na sequência dos incêndios violentos que assolaram Espanha durante o verão, considerados os maiores de que há registo no país, e que também afetaram os países vizinhos.
Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), os fogos em Espanha queimaram cerca de 400 mil hectares e causaram quatro mortes em 2025, estabelecendo um recorde anual desde o início dos registos comparáveis em 2006.
O governo espanhol declarou como zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios nos últimos dois meses.
Estes eventos coincidiram com a onda de calor mais intensa e a terceira mais longa registada no país desde, pelo menos, 1975.
Sánchez atribuiu a dimensão dos fogos ao impacto das alterações climáticas, afirmando que estas "matam", e condenou os discursos negacionistas.
O primeiro-ministro espanhol tenciona transmitir à Comissão Europeia a necessidade de não recuar na transição ecológica, mas sim de a reforçar. Para além da emergência climática, o líder espanhol apontou outras causas para a gravidade dos incêndios, como uma gestão territorial "não adequada", com florestas sobrecarregadas de biomassa e ausência de corta-fogos. Mencionou também a falta de espécies de árvores autóctones ou resistentes ao fogo e uma "política de prevenção claramente insuficiente", incluindo a falta de planos e de corpos de bombeiros e sapadores florestais adequados, sublinhando que estas são competências dos governos regionais.
Artigos
36



































Política
Ver mais
PS pede audições da AdC, BdP e bancos sobre "cartel da banca"
O PS pediu hoje um conjunto de audições parlamentares sobre o processo do "cartel da banca", entre as quais do Banco de Portugal, Autoridade da Concorrência e dos principais bancos envolvidos, considerando que a anulação das coimas "gera fundadas preocupações".

Esta segunda-feira pensionistas recebem bónus até 200 euros e Marcelo reúne-se com parceiros sociais

Elevador da Glória: Carneiro diz a Moedas que “não vale tudo” e acusa-o de “ofender a memória de Jorge Coelho”
Siga aqui as principais notícias desta segunda-feira

Presidente da República pede celeridade para relatório final sobre o acidente no Ascensor da Glória
O Presidente da República pediu celeridade às autoridades responsáveis pelo relatório final sobre o acidente mortal no Ascensor da Glória, em Lisboa, agradecendo as primeiras conclusões preliminares conhecidas no passado sábado. Em declarações recolhidas pelas televisões à saída do cemitério do Alto de São João, após o funeral de uma das vítimas mortais do descarrilamento […] The post Presidente da República pede celeridade para relatório final sobre o acidente no Ascensor da Glória appeared first on Forbes Portugal.