Telefónica Anuncia Despedimento de Mais de 5.000 Trabalhadores em Espanha como Parte de Reestruturação Estratégica



A empresa espanhola Telefónica anunciou a intenção de proceder a um despedimento coletivo que abrangerá 5.040 pessoas nas suas três maiores empresas em Espanha.
A decisão foi comunicada aos sindicatos, como a UGT, no início das reuniões para negociar os termos dos chamados “processos de regulação de emprego” (ERE). O maior impacto será sentido na Telefónica de España, com a previsão de 3.649 despedimentos, o que corresponde a 41% do seu quadro de pessoal. Seguem-se a Telefónica Móviles, com 1.124 trabalhadores afetados, e a Telefónica Soluciones, com 267.
No total, nestas três filiais, o despedimento poderá abranger 37% do total de 13.597 trabalhadores atualmente contratados ao abrigo de um acordo coletivo de trabalho. Este processo de reestruturação, no entanto, não se limita a estas três entidades. A Telefónica comunicou aos sindicatos, em 17 de novembro, que os despedimentos coletivos se estenderão a um total de sete empresas do grupo.
Para além das já mencionadas, serão também afetadas a Telefónica S.A, Telefónica Global Solutions, Telefónica Innovación Digital e Movistar+.
Os números relativos a estas quatro empresas ainda não foram divulgados, estando previstas reuniões com os respetivos sindicatos para os discutir.
A medida insere-se no novo plano estratégico da empresa, que visa uma redução de 25% dos custos operacionais até 2030, um corte estimado em 2.010 milhões de euros.











