Tesouro Nacional do Rio Lima: Piroga com mil anos em exposição em Caminha



Uma piroga monóxila, embarcação construída a partir de um único tronco de árvore, está em destaque na exposição “Da Pré-História à Romanização”, inaugurada no Museu Municipal de Caminha.
A peça, datada do período entre a segunda metade do século X e a primeira metade do século XI, é a primeira de um conjunto encontrado no rio Lima e foi classificada como Tesouro Nacional. A sua exibição foi possível através de um contrato de cedência de bens culturais móveis, com a duração de cinco anos renováveis, celebrado em 2024 entre a Câmara Municipal de Caminha e o Património Cultural, Instituto Público. Para acolher a embarcação, designada Lima 1, o museu teve de cumprir rigorosos requisitos de segurança e de conservação, incluindo o controlo de humidade relativa, temperatura, iluminação e a ausência de poluentes atmosféricos. A história desta piroga remonta a 2 de março de 1985, quando foi retirada do leito do rio Lima, em Viana do Castelo. Após a sua descoberta, ficou guardada num armazém da capitania local, vindo a ser posteriormente comprada por Raúl de Sousa, na altura funcionário da Câmara de Caminha e membro do grupo organizador do museu municipal. Esta embarcação faz parte de um conjunto de sete pirogas encontradas no rio Lima entre 1985 e 2023, classificadas como Conjunto de Interesse Nacional em junho de 2021. Este achado é considerado sem paralelo na Península Ibérica pelo número de embarcações envolvidas, constituindo um testemunho notável da navegação no rio Lima desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média.
As datações por radiocarbono indicam que as duas pirogas mais antigas do conjunto remontam aos séculos IV e III a.C.
Artigos
10Cultura e Entretenimento
Ver mais
Como qualquer relação de irmãos, nem sempre foram os melhores amigos mas partilham desde a infância a paixão pela representação. O Lucas gostava de fazer de “velhinha” em frente ao espelho da casa de banho e a Laura de vendedora de châmpos durante o banho. Dentro do mesmo mundo seguiram caminhos diferentes e entre a realização e a representação sonham um dia trabalhar juntos. Os irmãos Dutra são os convidados do novo episódio do Geração 90 gravado ao vivo no Tribeca.

Da esquerda à direita, a cultura do cancelamento é uma nova censura? E qual é o efeito do alargamento do espaço público na política e na criação artística? Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel debatem os limites da liberdade de expressão, com a moderação de Ricardo Costa no Tribeca Film Festival 2025

Num episódio ao vivo do Humor À Primeira Vista, gravado no Tribeca Festival Lisboa, Gustavo Carvalho conversa com Guilherme Geirinhas e o humorista e realizador antecipa uma possível quinta temporada do Bom Partido

A última sessão das “Oficinas do Inacontecível” decorre a 16 de novembro, domingo, numa atividade imersiva. O conteúdo Projeto artístico destaca características únicas do Estuário do Sado aparece primeiro em Revela Arrábida.






