menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Tesouro Nacional do Rio Lima: Piroga com mil anos em exposição em Caminha

A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, uma peça pré-histórica classificada como Tesouro Nacional, está em exposição no Museu Municipal de Caminha.
News ImageNews ImageNews Image

Uma piroga monóxila, embarcação construída a partir de um único tronco de árvore, está em destaque na exposição “Da Pré-História à Romanização”, inaugurada no Museu Municipal de Caminha.

A peça, datada do período entre a segunda metade do século X e a primeira metade do século XI, é a primeira de um conjunto encontrado no rio Lima e foi classificada como Tesouro Nacional. A sua exibição foi possível através de um contrato de cedência de bens culturais móveis, com a duração de cinco anos renováveis, celebrado em 2024 entre a Câmara Municipal de Caminha e o Património Cultural, Instituto Público. Para acolher a embarcação, designada Lima 1, o museu teve de cumprir rigorosos requisitos de segurança e de conservação, incluindo o controlo de humidade relativa, temperatura, iluminação e a ausência de poluentes atmosféricos. A história desta piroga remonta a 2 de março de 1985, quando foi retirada do leito do rio Lima, em Viana do Castelo. Após a sua descoberta, ficou guardada num armazém da capitania local, vindo a ser posteriormente comprada por Raúl de Sousa, na altura funcionário da Câmara de Caminha e membro do grupo organizador do museu municipal. Esta embarcação faz parte de um conjunto de sete pirogas encontradas no rio Lima entre 1985 e 2023, classificadas como Conjunto de Interesse Nacional em junho de 2021. Este achado é considerado sem paralelo na Península Ibérica pelo número de embarcações envolvidas, constituindo um testemunho notável da navegação no rio Lima desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média.

As datações por radiocarbono indicam que as duas pirogas mais antigas do conjunto remontam aos séculos IV e III a.C.

Artigos

10

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Lucas Dutra: “Tenho esse medo de acabar uma novela e não ter depois trabalho, mas é preciso correr atrás. Para ser ator é preciso não desistir”

Como qualquer relação de irmãos, nem sempre foram os melhores amigos mas partilham desde a infância a paixão pela representação. O Lucas gostava de fazer de “velhinha” em frente ao espelho da casa de banho e a Laura de vendedora de châmpos durante o banho. Dentro do mesmo mundo seguiram caminhos diferentes e entre a realização e a representação sonham um dia trabalhar juntos. Os irmãos Dutra são os convidados do novo episódio do Geração 90 gravado ao vivo no Tribeca.

Source LogoSIC
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones