menulogo
Notícias Agora
user
Close

Portugal nos Mundiais de Atletismo: Sorte distinta para a estafeta 4x400 metros e o lançamento do peso

A participação portuguesa nos Mundiais de atletismo em Tóquio foi marcada por um dia de emoções contrastantes, com a histórica qualificação da estafeta masculina dos 4x400 metros para a final a opor-se à eliminação das três atletas nacionais no lançamento do peso.
News ImageNews ImageNews Image

A equipa masculina da estafeta de 4x400 metros, composta por Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib, alcançou um feito notável na sua estreia em Campeonatos do Mundo.

O quarteto estabeleceu um novo recorde nacional ao correr a distância em 2.59,70 minutos, tornando-se a primeira equipa lusa a quebrar a barreira dos três minutos.

Apesar de o tempo inicialmente não garantir a passagem, a desqualificação das equipas do Brasil e da Austrália por irregularidades na passagem do testemunho levou à repescagem de Portugal, que disputará assim a final.

Este foi o segundo recorde nacional batido por Portugal em Tóquio, depois de Fatoumata Diallo nos 400 metros barreiras.

Em contraste, a qualificação do lançamento do peso feminino trouxe desilusão para a delegação portuguesa.

Nenhuma das três atletas em competição, Eliana Bandeira, Jessica Inchude e Auriol Dongmo, conseguiu garantir um lugar entre as doze finalistas.

Eliana Bandeira foi a mais bem classificada, terminando na 17.ª posição com um arremesso de 17,75 metros. Jessica Inchude ficou no 18.º posto com 17,69 metros, enquanto Auriol Dongmo, recordista nacional e campeã mundial de pista coberta em 2022, não foi além do 20.º lugar, com 17,53 metros.

Nas reações após a prova, as atletas expressaram o seu desalento.

Dongmo lamentou um "dia mau" em que o corpo não reagiu como esperado.

Inchude revelou não estar a 100% e ter-se ressentido de uma lesão na mão ao tentar arriscar.

Por sua vez, Bandeira, apesar de falhar o objetivo da final, mostrou-se grata pela participação após uma "época muito desafiadora". A marca de qualificação para a final foi de 18,38 metros.

Artigos

7

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa