
Portugal nos Mundiais de Atletismo: Sorte distinta para a estafeta 4x400 metros e o lançamento do peso



A equipa masculina da estafeta de 4x400 metros, composta por Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib, alcançou um feito notável na sua estreia em Campeonatos do Mundo.
O quarteto estabeleceu um novo recorde nacional ao correr a distância em 2.59,70 minutos, tornando-se a primeira equipa lusa a quebrar a barreira dos três minutos.
Apesar de o tempo inicialmente não garantir a passagem, a desqualificação das equipas do Brasil e da Austrália por irregularidades na passagem do testemunho levou à repescagem de Portugal, que disputará assim a final.
Este foi o segundo recorde nacional batido por Portugal em Tóquio, depois de Fatoumata Diallo nos 400 metros barreiras.
Em contraste, a qualificação do lançamento do peso feminino trouxe desilusão para a delegação portuguesa.
Nenhuma das três atletas em competição, Eliana Bandeira, Jessica Inchude e Auriol Dongmo, conseguiu garantir um lugar entre as doze finalistas.
Eliana Bandeira foi a mais bem classificada, terminando na 17.ª posição com um arremesso de 17,75 metros. Jessica Inchude ficou no 18.º posto com 17,69 metros, enquanto Auriol Dongmo, recordista nacional e campeã mundial de pista coberta em 2022, não foi além do 20.º lugar, com 17,53 metros.
Nas reações após a prova, as atletas expressaram o seu desalento.
Dongmo lamentou um "dia mau" em que o corpo não reagiu como esperado.
Inchude revelou não estar a 100% e ter-se ressentido de uma lesão na mão ao tentar arriscar.
Por sua vez, Bandeira, apesar de falhar o objetivo da final, mostrou-se grata pela participação após uma "época muito desafiadora". A marca de qualificação para a final foi de 18,38 metros.
Artigos
7






Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.