Neve Pinta Serras de Branco e Condiciona Estradas, mas Circulação Já Foi Reposta



Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, encerrados ao trânsito por volta das 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, foram reabertos durante a manhã de quarta-feira. Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, os troços da Estrada Nacional 338 entre a Portela do Arão, a Lagoa Comprida e o Sabugueiro reabriram às 08h45. Posteriormente, às 10h30, foram restabelecidas as ligações Piornos – Torre – Lagoa Comprida, na Estrada Nacional 339.
Na Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, um nevão classificado como “rápido e intenso” também obrigou ao fecho de várias estradas na noite de terça-feira, incluindo a Estrada Nacional 321 e vias municipais. Contudo, a circulação foi normalizada por volta das 06h00 de quarta-feira.
O nevão surpreendeu alguns condutores e um autocarro com 16 passageiros chegou a ficar retido, mas todos os ocupantes foram retirados em segurança.
As autoridades, tanto na Serra da Estrela como na Serra do Montemuro, apelam à condução com cuidados redobrados, ajustando a velocidade às condições meteorológicas e ao estado da via.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a continuação de céu muito nublado para quarta-feira, com possibilidade de queda de neve acima dos 1.000 metros de altitude, subindo a cota durante a tarde. O IPMA alerta ainda para a formação de gelo ou geada, especialmente no interior Norte e Centro, devido a uma descida da temperatura mínima.











