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Estratégia Turismo 2035: Um Roteiro para o Crescimento em Valor e Coesão

A nova Estratégia Nacional para o Turismo, designada Estratégia Turismo 2035, será apresentada no próximo dia 18 de dezembro. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, em Macau, delineando um plano que visa a criação de valor, a qualificação da oferta e a satisfação dos residentes.
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O anúncio da nova Estratégia Turismo 2035 (ET35) foi realizado por Pedro Machado durante a sessão de abertura do 50.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Macau perante uma plateia com mais de mil profissionais do setor. O governante assegurou que a nova estratégia manterá a linha de “previsibilidade, consistência e estabilidade” que tem caracterizado as políticas para o turismo em Portugal ao longo dos anos, garantindo que os bons resultados atingidos não serão postos em causa.

A elaboração da ET35 resultou de um processo colaborativo e abrangente. Segundo o secretário de Estado, a discussão envolveu mais de duas mil pessoas de todo o país, incluindo representantes da academia, dos setores privado e público e de entidades locais. Este processo incluiu um ciclo de conferências intitulado “Construir o turismo do futuro”, que percorreu as sete regiões turísticas de Portugal. Atualmente, estão a ser feitas as “afinações” finais em conjunto com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), prevendo-se o lançamento de 12 medidas ou programas no dia da apresentação. O principal foco da Estratégia Turismo 2035 é a criação de valor, nomeadamente o aumento do Valor Acrescentado Bruto.

Pedro Machado descreveu os pilares da estratégia como um “triângulo virtuoso” que assenta em três objetivos centrais: crescer em valor e capacidade; melhorar a qualificação e a experiência turística; e promover maior coesão territorial e satisfação dos residentes.

Além dos objetivos específicos para o turismo, o governante enquadrou a ET35 nas metas económicas mais amplas do Governo. Destacou a importância da vitalidade do turismo para que o PIB português cresça acima da média europeia e para que as exportações de bens e serviços atinjam cerca de 55% do PIB até 2029. Foi ainda mencionada a intenção de melhorar o ecossistema de competitividade das empresas e de aumentar a capacidade das garantias de crédito do Banco Português de Fomento.

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