Coimbra sob Lupa: Como a Natureza Urbana Molda o Bem-Estar e a Saúde



Um projeto de investigação da Universidade de Coimbra (UC), intitulado “Blinc – Melhores espaços verdes e azuis para cidades mais saudáveis e equitativas”, está a estudar de que forma os diferentes espaços verdes e azuis urbanos influenciam o bem-estar dos cidadãos. Com a cidade de Coimbra como caso de estudo, a iniciativa pretende gerar conhecimento para o desenvolvimento de áreas urbanas que melhorem a qualidade de vida e reforcem a ligação da população com a natureza e a biodiversidade. Segundo Ricardo Almendra, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento da UC, embora se saiba que parques e outros espaços naturais são cruciais para a saúde, desconhece-se em que medida este impacto varia entre diferentes locais.
O projeto Blinc procura, assim, identificar “quais os lugares que mais contribuem para o bem-estar”.
Adicionalmente, a investigadora Anabela Marisa Azul, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, refere que também não é claro o quanto a população conhece a biodiversidade local e de que modo essa perceção influencia a utilização destes espaços e os seus benefícios para a saúde.
Para recolher dados, a equipa está a promover atividades com a comunidade.
A 18 de novembro, terá lugar no Jardim da Sereia um “BioBlitz de Cogumelos”, onde os participantes poderão identificar fungos e refletir sobre a sua relação com o espaço. Ao longo do mesmo mês, será feita a medição de padrões de movimento e de ‘stress’ em jovens dos 18 aos 30 anos, através de amostras de saliva recolhidas em locais como a Mata Nacional do Choupal e o Parque Verde do Mondego.
Esta atividade destina-se a voluntários sem diagnóstico prévio de certas doenças crónicas e com capacidade para realizar uma caminhada.
O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, reúne uma equipa multidisciplinar de especialistas da UC em áreas como geografia, biologia, medicina e ciências do desporto.
Artigos
7Ciência e Tecnologia
Ver mais
A Corsair apresentou uma linha de periféricos temáticos de Call of Duty: Black Ops 7, incluindo produtos das marcas SCUF Gaming, Elgato e ORIGIN PC.

A TP-Link sacrificou a banda dos 6 GHz no Archer BE230, mas compensou-o com bom desempenho, alcance sólido e um preço difícil de bater.

A Meta pode estar prestes a perder um dos seus nomes mais sonantes no campo da Inteligência Artificial: Yann LeCun, o cientista-chefe de IA da empresa, planeia abandonar a gigante tecnológica para construir a sua própria startup. A notícia é avançada pelo TechCrunch, que cita fontes anónimas do Financial Times, indicando que a saída pode acontecer já nos próximos meses. O adeus de um "padrinho" da IA A saída de LeCun não é um acontecimento trivial. Estamos a falar de um professor da Universidade ...

O comissário dos Direitos Humanos do Conselho da Europa defendeu hoje em Lisboa a necessidade de um tratado global sobre Inteligência Artificial (IA), enquanto disse esperar um “ativismo social” contra o forte impacto ambiental da tecnologia. “Temos de investir em soluções globais. Não podemos ter apenas soluções regionais, como estamos a tentar aqui na Europa. […] O conteúdo Conselho da Europa defende tratado global sobre IA aparece primeiro em BOM DIA.







