menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Atraso no Hospital do Algarve e a Expansão das PPP na Saúde

O Partido Socialista questiona o Governo sobre o atraso no concurso para o novo Hospital Central do Algarve, ao mesmo tempo que o executivo avança com estudos para alargar o modelo de Parcerias Público-Privadas a outras unidades de saúde.
News ImageNews ImageNews Image

O Partido Socialista (PS) questionou o Governo da Aliança Democrática (AD) sobre o incumprimento da promessa feita pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, de lançar o concurso para o novo Hospital Central do Algarve no início de outubro. Os deputados socialistas eleitos pelo Algarve criticam o que consideram ser "manobras dilatórias", apontando a ausência de qualquer referência ao concurso no relatório do Orçamento do Estado para 2026 e a recente alteração na composição da equipa de projeto, apesar de a estrutura de missão ter concluído os seus trabalhos técnicos em junho de 2024. Segundo o PS, o processo para o novo hospital, um investimento de 800 milhões de euros, ficou concluído na transição do anterior governo.

O primeiro-ministro tinha anunciado, em agosto, que o concurso seria lançado em outubro, com o início da construção previsto para 2027 e a entrada em funcionamento em 2030.

Em resposta às críticas, o PSD Algarve reafirmou a confiança no compromisso do Governo, justificando a ausência de verba no Orçamento do Estado pelo facto de se tratar de uma Parceria Público-Privada (PPP), que não implica despesa pública até à fase de construção.

Segundo os sociais-democratas, a falta de dotação orçamental confirma que o concurso será lançado ainda este mês. Paralelamente a este debate, o Governo deu indicações à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para concluir, até abril, um estudo sobre a necessidade de aplicar o modelo de PPP em outras cinco unidades de saúde: Braga, Loures, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Garcia de Orta. O estudo avaliará uma gestão global, tanto clínica como infraestrutural, incluindo edifícios de cuidados de saúde primários. A proposta de Orçamento do Estado para 2026 já prevê um aumento de 40% nos encargos com as PPP na Saúde, para 325 milhões de euros, devido a custos com o Hospital de Cascais e o futuro Hospital de Lisboa Oriental.

Artigos

16
Ver mais▼

Política

Ver mais
News Image
Conselho Nacional do PSD reúne-se esta Terça-feira em Lisboa

O órgão máximo entre congressos do Partido Social Democrata (PSD) vai reunir-se amanhã, Terça-feira, 21/10/2025, pelas 21h00 no hotel EPIC Sana Marquês Hotel, na Avenida Fontes Pereira de Melo, 8, em Lisboa A convocatória do encontro detalha vários pontos na ordem de trabalhos: em primeiro lugar, uma «Análise da Situação Política». Seguem-se a apresentação e […] O conteúdo Conselho Nacional do PSD reúne-se esta Terça-feira em Lisboa aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
News Image
Amadora e Sintra: Ministra da Administração Interna admite aumento da criminalidade violenta

Polícia Judiciária investiga série de tiroteios na Amadora e em Sintra, que deixaram cinco feridos em menos de uma semana A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar uma sucessão de crimes violentos ocorridos nos concelhos da Amadora e de Sintra, que resultaram em cinco pessoas baleadas na última semana. Os episódios têm acontecido em zonas […] O conteúdo Amadora e Sintra: Ministra da Administração Interna admite aumento da criminalidade violenta aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
News Image
Gonçalo Valente culpa PS pelo atraso nas obras da Secundária de Odemira

“Se há alguém responsável por esta escola não ter sido, ainda, alvo de uma requalificação é por inteiro o Partido Socialista (PS)”, disse o deputado social-democrata eleito pelo círculo de Beja. Segundo Gonçalo Valente, “a bancada do PSD na Assembleia Municipal de Odemira [já] interveio vezes sem fim sobre este tema, deixando claro grande preocupação […] O conteúdo Gonçalo Valente culpa PS pelo atraso nas obras da Secundária de Odemira aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Source LogoAlentejo Ilustrado
categoryVer categoria completa