menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Encontro em Kuala Lumpur: Trump e Lula procuram desanuviar tensão diplomática

Os Estados Unidos admitiram a possibilidade de um encontro entre os presidentes Donald Trump e Lula da Silva na Malásia, numa tentativa de aliviar as tensões diplomáticas e comerciais que marcam a relação entre os dois países.
News ImageNews ImageNews Image

Altos responsáveis do governo norte-americano confirmaram que estão a decorrer discussões para organizar um encontro entre Donald Trump e Lula da Silva em Kuala Lumpur.

A reunião poderá acontecer durante a Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na qual Lula participará como atual presidente do grupo BRICS.

O interesse de Trump no encontro surgiu após uma breve e "amistosa conversa" com o homólogo brasileiro durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Esta aproximação diplomática ocorre num período de crise sem precedentes entre o Brasil e os EUA.

A tensão foi exacerbada pela imposição de tarifas norte-americanas de 50% sobre produtos brasileiros, uma medida tomada na sequência da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político de Trump, a 27 anos e três meses de prisão.

Trump considera o julgamento uma "caça às bruxas".

Para além das tarifas, Washington restringiu vistos a autoridades políticas e judiciárias brasileiras, incluindo juízes do Supremo Tribunal Federal, e aplicou a Lei Magnitsky ao juiz Alexandre de Moraes, relator do processo contra Bolsonaro.

Os esforços para reabrir as linhas diplomáticas intensificaram-se após o encontro nas Nações Unidas.

Numa conversa telefónica de 30 minutos a 6 de outubro, Lula solicitou a Trump a remoção das tarifas e sanções, tendo ambos concordado em encontrar-se pessoalmente. Posteriormente, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se em Washington com o seu homólogo norte-americano, Marco Rubio, descrevendo o encontro como o início de "um processo auspicioso" para a reversão das medidas punitivas. Fontes do Itamaraty, o ministério das Relações Exteriores do Brasil, ainda não confirmaram oficialmente a reunião, mas não descartam a possibilidade, indicando que "há espaço" na agenda de ambos os líderes.

A visita de Lula à Ásia, que inclui também a Indonésia, tem como objetivo diversificar os fluxos comerciais e expandir investimentos.

Apesar da aproximação, Lula da Silva já reiterou por diversas vezes a Donald Trump que a soberania brasileira não está em discussão.

Artigos

15

Política

Ver mais
News Image
Mudar o foco e o léxico anacrónico

As tomadas de posse autárquicas são, em regra, cerimónias previsíveis, logo, enfadonhas. Para tal contribuem discursos demorados, promessas de dedicação extrema e garantias solenes de “proximidade com as populações”. Tudo certo, mas muito igual às liturgias de sempre. Nem mais. A maioria das Câmaras continua a entrar em funções com o mesmo léxico, os mesmos organogramas e a mesma visão administrativa herdada de uma realidade que muitas vezes já não existe. Conteúdo Reservado A revolução de que

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
A comunicação social e o poder na Madeira: um retrato que se repete

Há muito que se tornou evidente o papel que uma parte da comunicação social na Região Autónoma da Madeira tem vindo a desempenhar. Em vez de exercer o seu dever fundamental de escrutinar o poder e servir o interesse público, opta, demasiadas vezes, por alinhar com os interesses instalados, servindo como caixa de ressonância do Governo Regional e das suas estruturas políticas e económicas. Conteúdo Reservado Quando se aproximam atos eleitorais, o padrão repete-se com uma previsibilidade desconcer

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa