Paralisação do Governo nos EUA Deixa Aviação em Terra e Ameaça Feriados



O setor da aviação nos Estados Unidos enfrenta uma grave crise, com mais de 2.100 voos cancelados e mais de 7.000 atrasados num único dia, uma situação que se arrasta há três dias consecutivos. Na sexta-feira e no sábado anteriores, já se tinham registado mais de mil cancelamentos diários.
A perturbação afeta 40 dos aeroportos mais movimentados do país, sendo os mais impactados os de Atlanta (Hartsfield-Jackson), Newark, LaGuardia, John F. Kennedy, Chicago e Charlotte.
A causa principal desta desordem é a paralisação do governo federal, que começou a 1 de outubro devido a um impasse orçamental entre republicanos e democratas.
Esta situação deixou os controladores de tráfego aéreo sem receber salários há quase um mês, levando a que alguns faltem ao trabalho ou antecipem a reforma. Este absentismo agrava uma escassez de pessoal que já existia há anos e que várias administrações tentaram mitigar sem sucesso.
Em resposta à falta de pessoal, a Administração Federal de Aviação (FAA) ordenou cortes nos voos nos principais aeroportos.
As reduções, que começaram nos 4%, deverão aumentar para 10% até 14 de novembro, afetando todas as companhias aéreas comerciais entre as 6h e as 22h.
Nos aeroportos de Newark e LaGuardia, por exemplo, a falta de controladores já provoca atrasos médios de 75 minutos nas partidas.
O secretário dos Transportes, Sean Duffy, alertou que o cenário pode piorar significativamente.
Se a paralisação do governo se prolongar até ao período de viagens do Dia de Ação de Graças, um dos mais movimentados do ano, o tráfego aéreo poderá "diminuir drasticamente", intensificando o caos para milhões de passageiros.
Artigos
6Atualidade
Ver mais
Entre lágrimas, Cristiana Gaspar admitiu atritos antigos, problemas de saúde mental, suspeitas de consumos e períodos de rua de Noori. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Mãe de “Noori” assume atritos com a filha que vivia na rua após ultimato do pai

O caso continua envolto em mistério. Cristiana Gaspar explica que “sentiu que algo não estava bem” quando Noori deixou de responder. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Noori continua desaparecida há um mês: mãe recorda últimos contactos e descreve mensagens “estranhas”

Com mais um natal à porta, com ele regressa o drama de sempre para tantas famílias madeirenses, os preços das passagens aéreas. Este ano, a polémica reacendeu-se com a proposta de uma taxa adicional para os voos na época natalícia, uma medida que, além de injusta, soava quase a crueldade quando pensamos na importância que esta época tem para a Madeira e para os madeirenses espalhados pelo país e pelo mundo. É sempre lembrada com o regresso dos “nossos” jovens à ilha. Conteúdo Reservado A TAP, q

Homem de 49 anos, que está a ser julgado por caso semelhante, estava em preventiva e foi agora solto com apresentações. Mas o juiz Ivo Rosa queria dar-lhe liberdade total.










