
Deportação de Portugueses dos Estados Unidos



Durante o primeiro mandato presidencial de Donald Trump, entre 2017 e 2020, os Estados Unidos deportaram 297 portugueses.
A informação provém do novo portal Mapping Deportations, uma ferramenta analítica sobre a política de imigração norte-americana lançada pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
O pico de deportações de cidadãos portugueses neste período ocorreu em 2019, com 97 pessoas expulsas do país. Os dados, que abrangem o período até 2022, indicam uma descida no número de deportações após a tomada de posse do Presidente Joe Biden em janeiro de 2020, para 24. Contudo, o máximo histórico de deportações de portugueses não ocorreu sob a administração Trump, mas sim em 2010, durante a presidência de Barack Obama, quando foram registadas 191 expulsões.
No total, desde 1895, os EUA deportaram 5.323 portugueses.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o mapeamento revela como o "racismo sistémico" moldou as leis de imigração dos EUA, apontando que 96% de todas as ordens de deportação foram dirigidas a cidadãos de países da América Latina, Caraíbas, Ásia e África. A título de exemplo, mais de 69.000 brasileiros foram deportados desde 1895. Relativamente à situação atual, um relatório dos Serviços de Imigração e Alfândegas dos EUA indica que 69 portugueses foram repatriados em 2024. O então secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, admitiu em fevereiro não existirem números exatos sobre os portugueses em risco de deportação, mas referiu que o Senado norte-americano tinha identificado cerca de quatro mil que tinham ultrapassado o prazo de permanência.
Na mesma altura, estavam 24 portugueses detidos nos EUA.
De acordo com o censo de 2020, residem oficialmente 1,45 milhões de pessoas de origem portuguesa no país.
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.