Porta-Aviões USS Gerald R. Ford nas Caraíbas: Missão Antidrogas ou Aviso à Venezuela?



A administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou o destacamento do porta-aviões USS Gerald R. Ford e do seu grupo de ataque para a zona das Caraíbas.
De acordo com o Pentágono, a missão visa reforçar as operações de combate ao narcotráfico e desmantelar organizações criminosas transnacionais que ameaçam a segurança e prosperidade dos EUA.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, executou a ordem, que se insere numa campanha antidrogas intensificada na região.
O USS Gerald R. Ford é descrito como o maior porta-aviões do mundo, possuindo capacidade nuclear através de dois reatores.
A embarcação transporta mísseis de médio alcance e foi originalmente concebida para abater submarinos e navios inimigos.
A sua presença junta-se a outros meios militares norte-americanos já posicionados na região desde o verão, incluindo navios anfíbios, aviões de patrulha P-8, caças F-35B e drones MQ-9 que operam a partir de Porto Rico.
O envio do porta-aviões ocorre num contexto de crescente tensão, particularmente com a Venezuela. Nas últimas semanas, as forças norte-americanas destruíram uma dezena de embarcações suspeitas de tráfico de droga perto da Venezuela e da Colômbia, ações que resultaram em várias mortes e levaram ambos os países a acusar Washington de "execuções extrajudiciais". Num incidente específico, o Exército norte-americano afundou um barco alegadamente operado pelo grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua, causando a morte de seis pessoas que o Pentágono identificou como "narcoterroristas".
As tensões bilaterais agravaram-se após Donald Trump ter autorizado a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela.
O governo de Nicolás Maduro acusa Washington de planear uma ofensiva militar contra o país.
Neste cenário, o destacamento do USS Gerald R. Ford é interpretado não só como parte da luta contra o narcotráfico, mas também como um "aviso concreto" à Venezuela.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Cerca de metade dos povos autóctones que voluntariamente vivem isolados arriscam o desaparecimento na próxima década, devido à exploração florestal e mineira, infraestruturas e o turismo

A Espruce-da-Noruega vai ser a árvore de Natal deste ano no centro urbano Rockefeller Center, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), anunciaram as autoridades.

Estas são algumas das efemérides que marcam a data de hoje: Efemérides Internacionais1492 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez Cuba, durante a sua viagem de descoberta das Américas.1636 — É fundada a Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.1886 — É inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova […]

Após mais uma vigília pela libertação dos presos políticos abortada pelas forças de autoridade, um ativista e uma socióloga angolanos falam sobre a repressão de direitos como a liberdade de expressão e manifestação





