
EUA, Israel e diversos países europeus solidários com Portugal



O descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na tarde de quarta-feira, causou 15 mortos e 18 feridos, dos quais cinco em estado grave, segundo o balanço do INEM.
O acidente, que ocorreu por volta das 18:04 na Calçada da Glória, levou o Governo português a decretar um dia de luto nacional para a quinta-feira seguinte, e foi anunciado que o Ministério Público iria abrir um inquérito.
O elevador, gerido pela Carris, é uma atração turística popular que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros. A tragédia motivou uma vasta onda de solidariedade internacional. Diversos líderes e representantes de países europeus e de outras nações expressaram as suas condolências.
O líder do Governo espanhol, Pedro Sánchez, manifestou a sua consternação na rede social X, enviando "solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português".
Da mesma forma, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, enviou uma mensagem de apoio a Portugal e às famílias afetadas.
A solidariedade estendeu-se por toda a Europa, com a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, a apresentar "sinceras condolências".
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Itália, Letónia, Lituânia, Roménia e República Checa também publicaram mensagens de apoio.
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden, afirmou que o seu país estava "profundamente chocado".
Fora da Europa, os Estados Unidos, através da sua embaixada, lamentaram as vítimas, afirmando estar "desolado com o trágico descarrilamento". A embaixada de Israel em Portugal também expressou "as mais sentidas condolências", sublinhando que os seus "pensamentos e orações estão com os feridos e com todo o povo português".
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Euromilhões sem totalistas. Para cá, 'voam' prémios de 1.728 euros
O jackpot da próxima sexta-feira aumenta para 30 milhões de euros.

Conservatória de Registos de Odemira retoma atendimento no Palácio de Justiça
A Conservatória de Registos de Odemira reabriu esta terça-feira, 9 de setembro, retomando o atendimento presencial de todas as suas valências, anunciou o Ministério da Justiça. Segundo o comunicado, «a população de Odemira volta a contar com a proximidade dos serviços de registo, incluindo nascimentos, casamentos, óbitos, nacionalidade, heranças, alteração de nome e sexo, Cartão […]

Nova época de nomeação de tempestades
A época 2025/2026 de tempestades extratropicais na Europa começou oficialmente no passado dia 1 de Setembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a 5 de Setembro, assinalando também a publicação da lista de nomes que serão atribuídos às tempestades que venham a afectar o grupo sudoeste europeu, no qual Portugal está incluído. Conteúdo Reservado Nomear tempestades: porquê e para quê? A prática de nomear tempestades extratropicais é relativamente recente

Avançar no desconhecido é o mantra principal da Fundação Champalimaud
No caso da saúde, isso traduz-se por exemplo em ferramentas avançadas de diagnóstico precoce. Quanto mais cedo se souber quem tem características de vir a desenvolver uma doença, cancro por exemplo, que é uma das áreas de intervenção prioritária da fundação, melhor. E há mais uma ferramenta que está a ser desenvolvida aqui que pode fazer a diferença.