
EUA pedem a mais de 250.000 venezuelanos que "se preparem" para deixar país



Entre janeiro e julho de 2025, as Nações Unidas, através do seu Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), prestaram assistência a 1,5 milhões de pessoas na Venezuela. Este número, no entanto, representa apenas 29% da meta de 5,1 milhões de pessoas estabelecida no Plano de Resposta Humanitária. Do total de beneficiários, 58% eram mulheres e meninas, sendo os setores de segurança alimentar e nutrição, saúde, e água, saneamento e higiene os que prestaram mais apoio. Paralelamente, nos Estados Unidos, o governo do Presidente republicano, Donald Trump, notificou cerca de 267.000 venezuelanos para que se preparem para regressar ao seu país de origem. O aviso, emitido pelo Serviço de Imigração e Cidadania (USCIS), destina-se aos beneficiários do Estatuto de Proteção Temporária (TPS) concedido em 2021, caso não possuam outra base legal para permanecer em território norte-americano.
O governo sugeriu que os cidadãos afetados utilizem a aplicação CBP Home para planear a sua saída.
A proteção para este grupo, cuja expiração inicial estava prevista para 10 de setembro, foi prolongada devido à exigência legal de um aviso prévio de 60 dias. A esperança de permanência para estes imigrantes reside agora numa ação judicial, apresentada por um grupo de venezuelanos afetados e apoiada pela Aliança TPS, que está a ser analisada por um juiz federal da Califórnia. A ação alega que a revogação do estatuto pela administração Trump é ilegal e visa proteger tanto os cerca de 250.000 beneficiários da designação de 2021, concedida pelo ex-presidente Joe Biden, como os cerca de 350.000 abrangidos pela prorrogação de 2023.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
EUA sancionam entidades ligadas a burlas cibernéticas no sudeste asiático
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) aplicou sanções a indivíduos e entidades ligados a centros de burlas cibernéticas no sudeste asiático, anunciou hoje o departamento em comunicado.

Sismo de magnitude 5,2 sentido em Atenas
O sismo foi sentido durante a madrugada de terça-feira, em Atenas, na Grécia (noite de segunda-feira em Portugal). O epicentro ocorreu ao largo da ilha Evia e, até ao momento, não há registo de danos ou feridos.

Octogenário burlado em 900 euros por falso mecânico em Barcelona
O homem de 80 anos estava parado num semáforo quando foi abordado por três homens, em momentos diferentes, que lhe disseram que tinha um problema na roda do carro e que se não o arranjasse poderia ter uma acidente.

Estónia convoca representante russo após violação do seu espaço aéreo
A Estónia convocou hoje o encarregado de negócios da Embaixada da Rússia para protestar contra a violação do seu espaço aéreo por um helicóptero russo no dia anterior, anunciou a diplomacia de Talin. No domingo, a aeronave MI-8 entrou no espaço aéreo estónio perto da Ilha de Vaindloo, no Golfo da Finlândia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia considerou que se tratou de "mais um incidente grave e lamentável", envolvendo uma violação aérea do seu país, membro da União Europeia e da N