Estados Unidos suspendem vistos de imigração para 75 países incluindo Cabo Verde e Brasil



O Departamento de Estado dos Estados Unidos, liderado pelo secretário de Estado Marco Rubio, anunciou a suspensão dos pedidos de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, entre os quais se encontram Cabo Verde e o Brasil.
A medida, que entra em vigor a 21 de janeiro, baseia-se numa ordem emitida em novembro que visa apertar as regras relativas a potenciais imigrantes que possam constituir um “encargo público” para o país. A suspensão não afeta os pedidos de vistos de não imigrante, como os de turismo ou negócios, que representam a grande maioria das solicitações. Prevê-se, aliás, um aumento significativo na procura por estes vistos temporários nos próximos anos, impulsionado por eventos como o Campeonato do Mundo de 2026, no qual Cabo Verde participa, e os Jogos Olímpicos de 2028, ambos a realizar-se nos EUA.
Esta diretiva alarga e especifica os requisitos já existentes na legislação federal, que exigia que os candidatos a residência permanente comprovassem a sua autossuficiência financeira.
A decisão segue-se a restrições semelhantes impostas pela administração de Donald Trump a dezenas de países.
Com as novas orientações, os funcionários consulares deverão proceder a uma verificação mais rigorosa dos candidatos.
Serão avaliados critérios como a idade, o estado de saúde, a situação familiar e financeira, o nível de educação, as competências profissionais e qualquer utilização prévia de apoios públicos.
Adicionalmente, a proficiência na língua inglesa poderá ser avaliada através de entrevistas conduzidas neste idioma.
















