EUA Simplificam Aprovação de Biossimilares para Combater Preços Elevados de Medicamentos



A Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) irá implementar “grandes mudanças” nos seus procedimentos para facilitar a aprovação de medicamentos biossimilares, que são alternativas a tratamentos biológicos dispendiosos.
A iniciativa, anunciada pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert Kennedy Jr., visa “acelerar e reduzir o custo do desenvolvimento” destes medicamentos, bem como “reduzir os ensaios clínicos desnecessários”. Os medicamentos em questão são os biológicos, produzidos a partir de células ou organismos vivos, e utilizados no tratamento de doenças graves ou debilitantes como o cancro, a diabetes e doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.
Segundo o secretário da Saúde, embora estes tratamentos representem apenas 5% das prescrições no país, correspondem a “mais de metade” das despesas totais com medicamentos.
A medida é vista como uma forma de combater os preços elevados, que nos Estados Unidos superam os praticados na Europa e em países vizinhos.
Para alcançar este objetivo, a FDA planeia deixar de exigir sistematicamente que as empresas farmacêuticas realizem testes comparativos em humanos entre o medicamento biossimilar e o biológico original.
Este processo é frequentemente longo e dispendioso, constituindo uma barreira à entrada de alternativas mais baratas no mercado.
Robert Kennedy Jr. enfatizou que a administração está a “remover as barreiras que protegem os monopólios e a abrir caminho para medicamentos acessíveis e que salvam vidas para o povo americano”. Este anúncio insere-se nos esforços da administração Trump para diminuir os preços dos medicamentos nos Estados Unidos, que se encontram entre os mais altos do mundo.
A medida pretende aumentar a concorrência e, consequentemente, tornar os tratamentos essenciais mais acessíveis à população.
Artigos
6Atualidade
Ver mais
Qual a importância do brincar para o desenvolvimento saudável da criança? A Estrelas e Ouriços, o Instituto de Apoio à Criança e a Escola Superior de Educação de Coimbra juntaram-se e deram a resposta. Uma conferência a que pode assistir aqui na íntegra.

A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, que exige atenção e esforço. Não se aprende de modo rápido e imediato, tal como aprender a andar de bicicleta, pois é fundamental que seja dominada a técnica para se conseguir atingir o objetivo pretendido. Aprender a ler e a escrever envolve a associação dos fonemas aos respetivos grafemas e vice-versa e a compreensão de mensagens. Desde o início da aprendizagem é fulcral que o seu filho perceba essas relações entre grafemas e fon

Entre julgamentos mediáticos, rivalidades institucionais e promessas políticas por cumprir, a PSP atravessa um dos períodos mais difíceis da sua história recente. O mal-estar é real e o silêncio nas esquadras já não é sinal de tranquilidade, mas de desânimo. É tempo de proteger quem nos protege. Nas últimas semanas, a PSP voltou a ser notícia pelas piores razões. O julgamento do agente acusado da morte de Odair Moniz, a disputa pública com a Polícia Judiciária (PJ) em torno de uma grande apreens

Ato, classificado pela PJ como “atentado de transporte”, poderia ter resultado num descarrilamento.






