
Evolução das Taxas Euribor



Na terça-feira, a taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal para créditos à habitação de taxa variável desde janeiro de 2024, subiu 0,003 pontos percentuais para 2,106%. Em contrapartida, os restantes prazos registaram uma descida: a taxa a doze meses recuou 0,019 pontos para 2,182% e a taxa a três meses desceu 0,005 pontos, fixando-se em 2,021%. No dia anterior, segunda-feira, a tendência tinha sido de subida nos prazos a três e a seis meses e de descida no prazo a doze meses. De acordo com dados do Banco de Portugal referentes a agosto, a Euribor a seis meses representava 38,13% do ‘stock’ de empréstimos para habitação própria com taxa variável. Os indexantes a doze e a três meses detinham uma quota de 31,95% e 25,45%, respetivamente.
Esta distribuição sublinha a importância da evolução diária destas taxas para o mercado de crédito em Portugal.
Analisando as tendências recentes, as médias mensais da Euribor em setembro registaram uma subida nos três prazos.
O aumento mais acentuado verificou-se no prazo a doze meses, que avançou 0,058 pontos para 2,172%.
As médias a três e a seis meses também subiram, para 2,027% e 2,102%, respetivamente.
Este comportamento das taxas interbancárias, fixadas pela média das taxas de um conjunto de 19 bancos da zona euro, ocorre num contexto em que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as suas taxas diretoras inalteradas na reunião de 11 de setembro. Esta foi a segunda manutenção consecutiva, após um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024. A próxima reunião de política monetária do BCE está agendada para 29 e 30 de outubro, em Florença.
Artigos
4



Economia
Ver mais
A icónica marca londrina de eyewear, William Morris, acaba de chegar a Portugal em exclusivo às óticas Optivisão, trazendo consigo o cosmopolitismo, irreverência e estilo da capital britânica.

A perfumaria de luxo como motor de crescimento. Em plena reorganização e com a atividade a abrandar, a gigante norte-americana da beleza apoia-se no seu novo centro em França para acelerar o lançamento de fragrâncias.

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.