menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Euribor com movimentos mistos em vésperas da reunião do BCE

As taxas Euribor registaram movimentos opostos, com descidas nos prazos mais curtos e uma subida no prazo a 12 meses para um novo máximo desde abril, num momento em que os mercados aguardam a próxima reunião de política monetária do Banco Central Europeu.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

As taxas Euribor a três e a seis meses desceram na terça-feira, enquanto a taxa a 12 meses subiu, atingindo o valor mais alto desde 2 de abril. A taxa a três meses recuou para 2,057%, a de seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação de taxa variável, baixou para 2,164%, e a de 12 meses avançou para 2,315%. Segundo dados do Banco de Portugal referentes a outubro, a Euribor a seis meses representava 38,5% do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável.

As Euribor a 12 e a três meses representavam 31,75% e 25,25%, respetivamente.

Esta distribuição sublinha a importância da evolução destas taxas para o mercado imobiliário português.

Relativamente às médias mensais de novembro, verificou-se uma subida nos três prazos, mais acentuada do que no mês anterior, especialmente nos prazos mais longos.

A média da Euribor a três meses subiu para 2,042%, a de seis meses para 2,131% e a de 12 meses para 2,217%.

Este comportamento das taxas ocorre na mesma semana em que o Banco Central Europeu (BCE) realiza a sua reunião de política monetária em Frankfurt. Na sua última reunião, a 30 de outubro, o BCE manteve as taxas diretoras inalteradas pela terceira vez consecutiva, após um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024.

Na altura, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que a entidade se encontrava "em boa posição" no que diz respeito à política monetária, mas ressalvou que essa posição não é fixa.

As taxas Euribor são definidas pela média das taxas a que um conjunto de 19 bancos da zona euro se dispõe a emprestar dinheiro entre si.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones