menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Euribor com Movimentos Mistos sob o Olhar Atento do BCE

As taxas Euribor registaram movimentos mistos nos últimos dias, com a taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, a recuar, enquanto o Banco Central Europeu mantém as suas taxas diretoras.
News ImageNews ImageNews Image

As taxas Euribor apresentaram um comportamento misto na quinta e sexta-feira. Na quinta-feira, a taxa a três meses subiu para 1,998%, enquanto as taxas a seis e a 12 meses desceram para 2,129% e 2,211%, respetivamente. Na sexta-feira, a tendência alterou-se, com as taxas a três e a 12 meses a subirem para 2,009% e 2,212%, respetivamente, e a taxa a seis meses a recuar para 2,124%. Em ambos os dias, a taxa a três meses permaneceu como a mais baixa dos três prazos. A Euribor a seis meses é particularmente relevante em Portugal, pois desde janeiro de 2024 tornou-se o indexante mais comum nos créditos à habitação com taxa variável. De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP) de setembro, representava 38,3% do ‘stock’ de empréstimos para habitação. Os prazos de 12 e três meses correspondiam a 31,87% e 25,33%, respetivamente. No que diz respeito às médias mensais de outubro, todos os três prazos registaram uma subida.

O aumento mais significativo foi na taxa a 12 meses, que avançou 0,015 pontos para 2,187%. A média a três meses subiu 0,007 pontos para 2,034%, e a de seis meses aumentou 0,005 pontos para 2,107%.

Este cenário de mercado ocorre numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as suas taxas diretoras inalteradas pela terceira reunião de política monetária consecutiva, em 30 de outubro. Esta pausa segue-se a um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, considerou que a entidade está “em boa posição”, mas sublinhou que “não é um lugar fixo”. A próxima reunião do BCE está agendada para 17 e 18 de dezembro, em Frankfurt.

As taxas Euribor são fixadas com base na média das taxas a que um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si.

Artigos

4

Economia

Ver mais
News Image
Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines

O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

Source LogoPresstur
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones