menulogo
Notícias Agora
user
Close

Omã, de Carlos Queiroz, vence Quirguistão e segue firma na Taça da Ásia Central

A seleção portuguesa de basquetebol prepara-se para um encontro decisivo contra a Estónia, encarado como uma autêntica 'final' que determinará a qualificação para os oitavos de final do Eurobasket 2025.
News ImageNews ImageNews Image

Após um percurso com altos e baixos na fase de grupos, a equipa de Portugal joga o seu futuro no Eurobasket 2025 na última jornada, frente à Estónia.

A formação das 'quinas' iniciou a competição com uma vitória sobre a República Checa (62-50), mas sofreu depois três derrotas consecutivas contra adversários de alto calibre: Sérvia (69-80), Turquia (54-95) e a anfitriã Letónia (62-78).

Este cenário coloca Portugal na obrigação de vencer o último jogo para garantir um dos quatro lugares de apuramento para os oitavos de final do Grupo A.

O selecionador nacional, Mário Gomes, e o jogador Diogo Gameiro foram unânimes em classificar o embate como uma "final".

Mário Gomes sublinhou que a equipa depende apenas de si própria para atingir o objetivo traçado e que o estado de espírito é bom.

O técnico desvalorizou o peso das derrotas recentes, lembrando que foram contra "equipas do top mundial" e que Portugal competiu "olhos nos olhos" com a Sérvia e a Letónia.

A única exceção, segundo Gomes, foi o jogo contra a Turquia, no qual a equipa não teve "capacidade de resposta". Na análise ao adversário, o selecionador destacou que a Estónia, apesar de não ter uma estrela dominante como Nikola Jokic ou Kristaps Porzingis, é uma equipa forte no jogo exterior, com um estilo de "correr e lançar" semelhante ao da Letónia. A estratégia para Portugal passará por controlar o ritmo do jogo, forçar ataques em meio-campo, defender ao mais alto nível e melhorar a eficácia ofensiva, nomeadamente na circulação de bola e nas percentagens de lançamento.

Curiosamente, o extremo estónio Henri Drell expressou receio de que o público da casa possa "prejudicar" a sua equipa, descrevendo Portugal como uma equipa que "joga rápido e com muita agressividade". No mais recente encontro, contra a Letónia, Portugal perdeu por 78-62, num jogo em que Kristaps Porzingis foi a figura dos letões com 21 pontos, enquanto Rafael Lisboa se destacou na equipa lusa com 17 pontos.

O jogo decisivo entre Portugal e a Estónia está agendado para quarta-feira, às 12:45 (hora de Lisboa), na Xiaomi Arena, em Riga.

Artigos

10

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa