menulogo
Notícias Agora
user
Close

Eurobasket: Selecionador checo elogia Portugal e rejeita favoritismo

A seleção nacional de basquetebol regressa a uma fase final de um Campeonato Europeu e, apesar do estatuto de "underdog", jogadores e equipa técnica mostram-se ambiciosos para a estreia frente à Chéquia.
News ImageNews ImageNews Image

A seleção portuguesa de basquetebol masculino estreia-se esta quarta-feira, 27 de agosto, no Eurobasket 2025, marcando o seu regresso à competição após uma ausência de 14 anos.

O primeiro adversário no Grupo A é a Chéquia, num jogo que se realiza na Arena Riga, na Letónia, com transmissão na RTP2 às 12:45 (hora de Lisboa).

Apesar do pouco favoritismo, a equipa portuguesa mostra-se confiante.

Neemias Queta, poste de 26 anos e campeão da NBA, afirmou que a equipa entrará em campo com a "vontade máxima de ganhar", destacando a importância de ser aguerrido na defesa e lutar pelas tabelas.

O capitão Miguel Queiroz, que se prepara para a sua 122.ª internacionalização, garantiu que a seleção "não tem medo de ninguém" e que o objetivo é mostrar a qualidade do basquetebol português, competir "cara a cara" e obter vitórias. O selecionador Mário Gomes reconheceu o estatuto de "underdog" de Portugal, mas sublinhou que estas equipas "têm dias felizes".

O respeito pela equipa lusa é partilhado pelo adversário.

O selecionador checo, Diego Ocampo, elogiou Portugal, descrevendo-a como uma "equipa completa", com um bom treinador e capaz de criar perigo tanto no jogo interior como exterior. Ocampo rejeitou o favoritismo da sua seleção, recordando a recente vitória de Portugal sobre a Espanha e antecipando um "jogo difícil".

Para além da Chéquia, Portugal irá defrontar a Sérvia, a Turquia, a coanfitriã Letónia e a Estónia.

A equipa das "quinas" precisa de ficar num dos quatro primeiros lugares do grupo para avançar para os oitavos de final. A participação da seleção no torneio conta ainda com o apoio renovado da UNA Seguros, que se mantém como "naming sponsor" das seleções seniores, num acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) que reflete valores de "trabalho em equipa, resiliência e espírito competitivo".

Artigos

6

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa