
Plano de Expansão do Grupo CTS em Portugal



O Grupo CTS, uma multinacional com sede na Suíça e um dos principais nomes europeus no desenho e construção de centros de dados (data centers), anunciou um forte investimento em Portugal. Com a nomeação de Carlos Ribas, ex-líder da Bosch Portugal, para o cargo de CEO da CTS Portugal, a empresa pretende tornar-se uma “referência na indústria dos data centers em Portugal”. O plano de crescimento ambicioso prevê a criação de mais de 2.000 postos de trabalho, com especial enfoque na zona industrial e logística de Sines. A aposta em Portugal é justificada por um conjunto de fatores geoestratégicos.
Segundo Sean Anthony Timmons, vice-presidente sénior do grupo, o país destaca-se pelo elevado número de cabos submarinos de fibra ótica que o ligam diretamente aos principais mercados internacionais.
A isto soma-se a abundância de energia renovável e a proximidade com o Oceano Atlântico, que funciona como um recurso natural e ecológico para a eficiência energética dos servidores. Esta conjugação de fatores posiciona Portugal como um dos destinos mais atrativos da Europa para a instalação destas infraestruturas.
O setor dos centros de dados está a passar por uma rápida transformação, impulsionada pelas exigências energéticas sem precedentes das cargas de trabalho de Inteligência Artificial (IA).
Esta mudança está a reformular a forma como os data centers são concebidos e operados, transformando-os em infraestruturas críticas para setores como a saúde, a banca e o governo, que garantem a segurança num mundo digital em constante evolução.
A CTS Portugal, que já concentra a maior parte da força de trabalho do grupo, é composta por 11 empresas especializadas que cobrem toda a cadeia de valor, desde o design à manutenção.
Com presença em várias cidades como Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Sines, Lisboa e Porto, a empresa colabora ativamente com centros de investigação tecnológica e universidades.
Carlos Ribas sublinha que este compromisso com a educação e o conhecimento visa desenvolver competências, fomentar o emprego qualificado e impulsionar um crescimento sustentável no país.
Artigos
5




Economia
Ver mais
"Uma das nossas prioridades será criar mais mercado único"
Henna Virkkunen falava no FT Connect Europe Fórum, que decorre em Bruxelas e que reúne vários operadores europeus, entre os quais a Meo.

ExxonMobil diz que arranque da produção de gás em Moçambique depende da segurança
O diretor-geral da ExxonMobil em Moçambique afirmou que o arranque da exploração de gás em Cabo Delgado, previsto até 2030, depende da melhoria do ambiente de segurança naquela província, palco desde 2017 de ataques terroristas.

OCDE revê em alta previsão de PIB da zona euro para 1,2% em 2025
Estas projeções representam uma revisão em alta para o crescimento deste ano, de 0,2 pontos percentuais (p.p.), face a junho, enquanto a previsão para 2026 está 0,2 p.p. abaixo da anterior.

Bolsas em alta confiantes que PMI confirme crescimento da atividade
Cerca das 09:20 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,38% para 555,58 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,25%, 0,92% e 0,52%, respetivamente, enquanto a de Madrid se valorizavam 0,30%. Milão era a exceção, já que perdia e 0,06%.