
Ex-ministro socialista Correia de Campos entre os mandatários distritais de Gouveia e Melo



A candidatura presidencial do antigo almirante Henrique Gouveia e Melo revelou a lista dos seus mandatários distritais, que inclui figuras políticas de diferentes áreas, como o ex-ministro da Saúde socialista, António Correia de Campos, e a ex-deputada do PSD, Mónica Quintela. O antigo líder do PSD, Rui Rio, foi anunciado como o mandatário nacional da candidatura, cujas eleições presidenciais estão agendadas para janeiro de 2026. António Correia de Campos, natural de Viseu, será o mandatário pelo seu distrito de origem.
O histórico socialista, licenciado em Direito, tem um vasto percurso político que inclui a sua participação no V Governo Provisório como Secretário de Estado do Abastecimento.
Foi também deputado à Assembleia da República, secretário de Estado da Saúde, eurodeputado e ministro da Saúde em dois governos socialistas, liderados por António Guterres e José Sócrates.
Adicionalmente, presidiu ao Conselho Económico e Social (CES).
A lista de mandatários divulgada à Lusa inclui ainda a advogada e ex-deputada do PSD nas XIV e XV legislaturas, Mónica Quintela, como mandatária pelo distrito de Coimbra.
Para o distrito de Lisboa, foi nomeada a professora catedrática Conceição Calhau, e para Viana do Castelo, João Carlos Costa, médico especialista em radiologia. No Faial, a coordenação distrital ficará a cargo de Ana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores.
Henrique Gouveia e Melo confirmou a sua candidatura às eleições presidenciais no passado dia 14 de maio, em declarações à Rádio Renascença. A apresentação oficial da sua candidatura ocorreu no dia 29 do mesmo mês, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.
Artigos
8







Política
Ver mais
Governo está a recolher informações sobre incidente com flotilha
O primeiro-ministro português afirmou hoje, em Pequim, que o Governo está a recolher informações sobre o que se passou com a flotilha humanitária que transporta portugueses, incluindo a coordenadora do BE Mariana Mortágua.

"Moedas de 2025 já foi demitido por Moedas de 2021", afirma Medina
Fernando Medina, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que Carlos Moedas tem mentido reiteradamente "sobre assuntos de grande seriedade" e considerou que o autarca "não tem idoneidade para o lugar que ocupa".

Da rua André Marques ao apoio às vítimas. Que fará Lisboa após tragédia?
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, na segunda-feira, várias medidas em resposta ao trágico acidente do Elevador da Glória, que matou 16 pessoas e deixou mais de 20 feridas. Entre elas está a criação de um portal de transparência e apoios às vítimas.

Guerra de números e críticas marcam sessão camarária no Sardoal
O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, rebateu afirmações prévias do vereador da oposição Pedro Duque ao longo do mandato, defendendo os números do concelho sobre população, orçamento, serviços e atividade económica.