Ex-Presidentes questionam relação de Petro com Maduro



Numa declaração conjunta, os ex-presidentes Álvaro Uribe e Andrés Pastrana instaram o atual mandatário colombiano, Gustavo Petro, a fornecer uma "definição clara" da sua relação com o homólogo venezuelano, a quem designaram como "chefe do Cartel de Los Soles".
A exigência dos ex-governantes surge, segundo os próprios, por "sentido patriótico e profunda preocupação" num contexto de crise diplomática com os Estados Unidos.
Uribe e Pastrana ligam o seu pedido de esclarecimentos ao chamado "Pacto de La Picota", referindo-se a reuniões que o irmão de Petro, Juan Fernando Petro Urrego, e o ex-alto comissário para a Paz, Danilo Rueda, tiveram com reclusos na prisão de La Picota, em Bogotá, durante a campanha presidencial de 2022. Os ex-presidentes associam estes encontros à posterior lei da "Paz Total", que permitiu ao governo de Petro dialogar com grupos do narcotráfico "disfarçadas com estatuto político". A declaração foi emitida no seguimento da suspensão da ajuda dos EUA à Colômbia, decretada pelo presidente norte-americano Donald Trump, que classificou a assistência como uma "fraude a longo prazo" e acusou Petro de ser um "líder do narcotráfico", ameaçando com uma intervenção militar se a produção de droga não fosse travada. Em resposta à carta dos ex-presidentes, Gustavo Petro recusou-se a comentar por "respeito à justiça da Colômbia", criticando Uribe e Pastrana como "suspeitos de ligações com um dos maiores negócios da Colômbia". Petro acrescentou que um deles, numa alusão a Uribe, foi condenado por suborno de testemunhas e fraude processual.
Relativamente às acusações de Trump, Petro afirmou que o presidente dos EUA está a ser enganado pelos seus conselheiros e assegurou ser o principal inimigo dos traficantes no país.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Cerca de metade dos povos autóctones que voluntariamente vivem isolados arriscam o desaparecimento na próxima década, devido à exploração florestal e mineira, infraestruturas e o turismo

A Espruce-da-Noruega vai ser a árvore de Natal deste ano no centro urbano Rockefeller Center, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), anunciaram as autoridades.

Estas são algumas das efemérides que marcam a data de hoje: Efemérides Internacionais1492 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez Cuba, durante a sua viagem de descoberta das Américas.1636 — É fundada a Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.1886 — É inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova […]

Após mais uma vigília pela libertação dos presos políticos abortada pelas forças de autoridade, um ativista e uma socióloga angolanos falam sobre a repressão de direitos como a liberdade de expressão e manifestação




