menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ex-Presidentes questionam relação de Petro com Maduro

Os antigos presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe e Andrés Pastrana, exigiram publicamente que o atual chefe de Estado, Gustavo Petro, esclareça a sua relação com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, desencadeando uma nova crise política no país.
News ImageNews ImageNews Image

Numa declaração conjunta, os ex-presidentes Álvaro Uribe e Andrés Pastrana instaram o atual mandatário colombiano, Gustavo Petro, a fornecer uma "definição clara" da sua relação com o homólogo venezuelano, a quem designaram como "chefe do Cartel de Los Soles".

A exigência dos ex-governantes surge, segundo os próprios, por "sentido patriótico e profunda preocupação" num contexto de crise diplomática com os Estados Unidos.

Uribe e Pastrana ligam o seu pedido de esclarecimentos ao chamado "Pacto de La Picota", referindo-se a reuniões que o irmão de Petro, Juan Fernando Petro Urrego, e o ex-alto comissário para a Paz, Danilo Rueda, tiveram com reclusos na prisão de La Picota, em Bogotá, durante a campanha presidencial de 2022. Os ex-presidentes associam estes encontros à posterior lei da "Paz Total", que permitiu ao governo de Petro dialogar com grupos do narcotráfico "disfarçadas com estatuto político". A declaração foi emitida no seguimento da suspensão da ajuda dos EUA à Colômbia, decretada pelo presidente norte-americano Donald Trump, que classificou a assistência como uma "fraude a longo prazo" e acusou Petro de ser um "líder do narcotráfico", ameaçando com uma intervenção militar se a produção de droga não fosse travada. Em resposta à carta dos ex-presidentes, Gustavo Petro recusou-se a comentar por "respeito à justiça da Colômbia", criticando Uribe e Pastrana como "suspeitos de ligações com um dos maiores negócios da Colômbia". Petro acrescentou que um deles, numa alusão a Uribe, foi condenado por suborno de testemunhas e fraude processual.

Relativamente às acusações de Trump, Petro afirmou que o presidente dos EUA está a ser enganado pelos seus conselheiros e assegurou ser o principal inimigo dos traficantes no país.

Artigos

5
categoryVer categoria completa