
EXCLUSIVO 24HORAS: PROBLEMAS NA APP SNS24 OBRIGAM UTENTES A IREM AOS CENTROS DE SAÚDE



A nova versão da aplicação móvel e do portal do SNS 24, lançada a 23 de julho, continua a apresentar problemas significativos para vários utilizadores.
Os relatos indicam dificuldades em aceder à aplicação, consultar dados pessoais, receitas médicas ou boletins de vacinas. Em alguns casos, o acesso é totalmente bloqueado, exibindo mensagens de "dados inválidos".
O Governo, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), reconheceu publicamente os constrangimentos e afirmou estar a "desenvolver esforços" para os identificar e resolver.
Segundo os SPMS, muitas das falhas estão relacionadas com "situações específicas", como a integração de informação com sistemas de outras entidades de saúde, que também estão em processo de evolução tecnológica. A entidade dá como exemplo o facto de apenas estarem disponíveis na app os atestados de incapacidade multiuso registados eletronicamente. Apesar dos problemas de visualização e acesso na aplicação, os SPMS asseguram que "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes".
Toda a informação clínica, como as receitas médicas dos últimos 12 meses, permanece "salvaguardada e intacta" nos sistemas centrais do Serviço Nacional de Saúde.
Perante a impossibilidade de aceder a receitas através da app, a Linha SNS 24 chegou a recomendar aos utentes que se deslocassem ao seu centro de saúde para obter uma versão em papel. Para os utilizadores com dificuldades, os SPMS recomendam terminar a sessão, verificar se têm a versão mais recente da app instalada e tentar um novo login com a Chave Móvel Digital ou o Número de Utente.
Caso os problemas persistam, devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24, opção 5).
Os SPMS lamentam os transtornos e reiteram que as equipas técnicas monitorizam a plataforma permanentemente para garantir a sua estabilidade.
Apesar das falhas, a entidade refere que a nova app já prestou serviços com sucesso a mais de 1,5 milhões de utilizadores desde o seu lançamento.
Artigos
7






Política
Ver mais
Milei garante travão a despesas aprovadas pela oposição no Congresso
O Presidente argentino, Javier Milei, criticou nesta sexta-feira o Congresso pela aprovação de várias leis de alteração do Orçamento, e garantiu aos deputados da oposição que não dará seguimento a novas despesas aprovadas.

Grande entrevista | Sociais-democratas estão a "alcatroar a autoestrada" à extrema-direita. "As democracias estão em risco de extinção"
O ESPELHO ESPANHOL || "Estamos a assistir a uma 'ultradireitização' da direita tradicional", avisa Steven Forti, e o erro está no pretenso esvaziamento da agenda da extrema-direita, que acaba por dar-lhe mais força. O historiador e politólogo explica que as estratégias de partidos como o Vox ou o Chega são "as mesmas de todos os outros partidos de extrema-direita" e "o bombardeamento de informação contínua torna quase impossível reter e recordar o que se passou há 24 ou 48 horas"
Os desafios que Luís Montenegro tem pela frente, no curto prazo
Se se verificarem estes acordos com o Chega, será que o primeiro-ministro está à espera de conseguir negociar alguma coisa com o PS? Opinião de São José Almeida
Deuses, pátrias e famílias
Enquanto não passarmos o slogan fascista para o plural, respeitando a existência de vários deuses, pátrias e famílias, ele vai ser manter como um tripé que sustenta o ódio à diferença. Opinião de Fernanda Hamann