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Sábado, Agosto 9

EXCLUSIVO 24HORAS: PROBLEMAS NA APP SNS24 OBRIGAM UTENTES A IREM AOS CENTROS DE SAÚDE

A nova aplicação móvel SNS 24, lançada no final de julho, tem gerado constrangimentos a vários utilizadores que relatam dificuldades no acesso a dados e serviços essenciais. Apesar das falhas, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) garantem a total segurança da informação clínica dos utentes.
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A nova versão da aplicação móvel e do portal do SNS 24, lançada a 23 de julho, continua a apresentar problemas significativos para vários utilizadores.

Os relatos indicam dificuldades em aceder à aplicação, consultar dados pessoais, receitas médicas ou boletins de vacinas. Em alguns casos, o acesso é totalmente bloqueado, exibindo mensagens de "dados inválidos".

O Governo, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), reconheceu publicamente os constrangimentos e afirmou estar a "desenvolver esforços" para os identificar e resolver.

Segundo os SPMS, muitas das falhas estão relacionadas com "situações específicas", como a integração de informação com sistemas de outras entidades de saúde, que também estão em processo de evolução tecnológica. A entidade dá como exemplo o facto de apenas estarem disponíveis na app os atestados de incapacidade multiuso registados eletronicamente. Apesar dos problemas de visualização e acesso na aplicação, os SPMS asseguram que "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes".

Toda a informação clínica, como as receitas médicas dos últimos 12 meses, permanece "salvaguardada e intacta" nos sistemas centrais do Serviço Nacional de Saúde.

Perante a impossibilidade de aceder a receitas através da app, a Linha SNS 24 chegou a recomendar aos utentes que se deslocassem ao seu centro de saúde para obter uma versão em papel. Para os utilizadores com dificuldades, os SPMS recomendam terminar a sessão, verificar se têm a versão mais recente da app instalada e tentar um novo login com a Chave Móvel Digital ou o Número de Utente.

Caso os problemas persistam, devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24, opção 5).

Os SPMS lamentam os transtornos e reiteram que as equipas técnicas monitorizam a plataforma permanentemente para garantir a sua estabilidade.

Apesar das falhas, a entidade refere que a nova app já prestou serviços com sucesso a mais de 1,5 milhões de utilizadores desde o seu lançamento.

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