
Resumo de Notícias: PSI em alta e investimento em saneamento em Arcos de Valdevez



A bolsa de Lisboa registou uma sexta-feira positiva, com o índice PSI a abrir em alta e a atingir, durante a manhã, um valor máximo desde 2011, subindo 0,52% para 8.087,47 pontos.
Na abertura, a Jerónimo Martins liderava os ganhos, mas mais tarde a Sonae assumiu a dianteira, seguida por empresas como a própria Jerónimo Martins, Galp e NOS.
Entre as subidas contavam-se também o BCP, CTT, Semapa, Teixeira Duarte e REN.
Em sentido contrário, as principais quedas foram registadas pela Mota-Engil, Navigator e EDP Renováveis.
Este otimismo estendeu-se às principais praças europeias, que negociavam no verde, e aos futuros de Wall Street.
No mercado asiático, o índice Nikkei do Japão atingiu um novo recorde, enquanto as bolsas chinesas permaneceram encerradas.
O preço do petróleo Brent subia para cerca de 64,77 dólares por barril e o euro valorizava face ao dólar, para 1,1723 dólares. Paralelamente, em Arcos de Valdevez, foi consignada a empreitada de expansão da rede de saneamento básico à zona sudoeste do concelho, com início previsto para novembro. O projeto representa um investimento total de 3,7 milhões de euros e será financiado por fundos comunitários através do FEDER e do Programa NORTE2030. A obra está dividida em dois lotes, ambos com um prazo de execução de 570 dias.
O primeiro lote, adjudicado à empresa Sebastião da Rocha Barbosa, Lda.
por cerca de 1,715 milhões de euros, inclui a construção de 14 quilómetros de coletores e seis estações elevatórias. O segundo lote, no valor de aproximadamente 2,033 milhões de euros, foi adjudicado à Martins & Filhos, S.A. e prevê a instalação de 18 quilómetros de coletores e outras seis estações elevatórias. O objetivo principal da operação é otimizar os sistemas de saneamento de águas residuais na área de abrangência do Sistema de Águas do Alto Minho.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Poupar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio nos dias de hoje. As despesas domésticas, como as contas de água, eletricidade, gás, telecomunicações e alimentação, representam um peso considerável nos orçamentos familiares, dificultando a tarefa de poupar. Através deste Explicador, saiba como adoptar algumas estratégias para conseguir reduzir alguns gastos. Conteúdo Reservado Poupar no consumo da água 0. Imagem inserida a 19/09/2025 11:41 Além de poupar alguns euros, o gesto de poupar água deve

Questionado sobre o que significará a intensificação da luta a que aludiu, o secretário-geral da CGTP esclareceu que o caminho poderá passar pela greve geral.

Primeiro-ministro voltou a elencar algumas das medidas tomadas pelo seu executivo como o alargamento do IRS jovem ou o aumento do complemento solidário para idosos.

Há hoje no mundo cerca de 241,7 mil milionários cripto, de acordo com o mais recente Crypto Wealth Report 2025 da Henley & Partners. E em Portugal? Criptomoedas: Portugal está a revelar-se cada vez...