menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Exportações de Vinho Português: Mais Volume, Menos Valor

As exportações de vinho português registaram um crescimento em volume nos primeiros oito meses de 2025, mas uma ligeira quebra em valor, refletindo uma descida no preço médio por litro.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as exportações de vinho português aumentaram 1,7% em volume entre janeiro e agosto de 2025, totalizando 230 milhões de litros. No entanto, este aumento foi acompanhado por um recuo de 1% em valor, que se fixou nos 610 milhões de euros. Esta dissonância deve-se a uma descida de 2,7% no preço médio por litro, que atingiu os 2,65 euros em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho das exportações variou consoante os mercados de destino. Para os países terceiros (fora da União Europeia), registou-se um crescimento de 2,6% em volume, mas uma quebra de 2,7% em valor e de 5,1% no preço médio. Em contrapartida, as vendas para os países comunitários apresentaram um cenário mais positivo, com um crescimento de 0,6% em volume, 1,2% em valor e 0,6% no preço médio. Em termos de principais mercados, o 'top cinco' em volume foi composto por Angola, França, Espanha, Brasil e Estados Unidos, que em conjunto representaram 44,1% do total exportado em junho. Já em valor, os mercados mais relevantes foram França, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Angola, responsáveis por 43,4% do total.

No período analisado, foram exportados aproximadamente 107 milhões de litros de vinho certificado, no valor de cerca de 310 milhões de euros.

O vinho do Porto, contudo, registou um decréscimo em todas as frentes: 0,8% em volume, 1% em valor e 0,2% no preço médio, em comparação com o período homólogo.

Artigos

6

Economia

Ver mais
News Image
COMISSÃO EUROPEIA EM CIMA DE ‘DINHEIRO CHINÊS’ NO METRO DE LISBOA

A Comissão Europeia (CE) iniciou esta quarta-feira, dia 5, uma investigação sobre possíveis “distorções de mercado” no concurso para a construção da linha violeta do Metro de Lisboa. Em causa estão subvenções estrangeiras que conferiram alegadas vantagens indevidas à empresa estatal chinesa fabricante de material circulante CRRC, que integra um consórcio liderado pela Mota-Engil, que […] O conteúdo COMISSÃO EUROPEIA EM CIMA DE ‘DINHEIRO CHINÊS’ NO METRO DE LISBOA aparece primeiro em 24Horas.

Source Logo24Horas
categoryVer categoria completa