Balança Comercial: Exportações e Importações Crescem a Ritmos Diferentes até Setembro



De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de bens registaram um aumento homólogo de 14,3% em setembro, enquanto as importações subiram 9,4%. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o crescimento foi de 1,9% para as exportações e de 6,5% para as importações. Esta evolução resultou numa diminuição do défice da balança comercial de bens, que se fixou em 2.588 milhões de euros em setembro. Este valor representa uma redução de 59 milhões de euros em comparação com o mesmo mês de 2024 e uma descida de 401 milhões de euros face a agosto de 2025. No entanto, a análise do défice apresenta um cenário diferente quando se excluem as transações sem transferência de propriedade (TTE). Neste caso, o défice da balança comercial de bens atingiu os 3.014 milhões de euros, um valor que reflete um agravamento de 645 milhões de euros em termos homólogos e um aumento de 155 milhões de euros em relação ao mês anterior.
Em contraste com o panorama nacional, uma Região específica apresentou um saldo positivo na sua balança comercial com o estrangeiro.
Nos primeiros nove meses de 2025, esta Região registou um superavit de 181,4 milhões de euros, um valor superior em 40 milhões de euros ao do período homólogo de 2024. A taxa de cobertura das importações pelas exportações nesta Região subiu para 183,7%, um aumento significativo face aos 117,5% registados no ano anterior.
Artigos
10Economia
Ver mais
Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou que 75% dos participantes na Assembleia de Empresa da Azores Airlines aprovaram o acordo negociado entre a Direcção do Sindicato e o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito das negociações em curso para a privatização da companhia aérea. Segundo o comunicado de imprensa, o entendimento alcançado garante […]

Pedro Magalhães, fundador e CEO da Europalco, fornecedor de soluções para eventos e espetáculos no Sul da Europa, foi distinguido com o prémio “Engenho” nos The Eventeers 2025, em cerimónia que decorreu no Reinvent the Event, o principal fórum anual de Portugal para profissionais de reuniões e eventos, no Centro de Congressos do Estoril. [Leia mais]








