menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

O Legado Trágico-Cómico de Mário Viegas: Almada Celebra a 'Graça da Desgraça'

Uma exposição no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, revisita a carreira do ator Mário Viegas, explorando a dualidade entre comédia e tragédia que marcou o seu percurso artístico e o seu humor singular.
News ImageNews ImageNews Image

A carreira do ator Mário Viegas (1948-1996) é o foco da exposição “A Graça da Desgraça – Comédia e Tragédia em Mário Viegas”, patente até 21 de dezembro na Galeria de Exposições do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. Com curadoria de Paulo Baptista Ribeiro, do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD), a mostra explora o humor negro e trágico-cómico que caracterizou o trabalho do artista natural de Santarém. O corpo principal da exposição é composto por 19 reproduções de fotografias de cena, pertencentes ao espólio que o próprio ator doou ao MNTD.

As imagens, captadas maioritariamente em palco, recordam espetáculos como 'Baal', 'Catástrofe Beckett', 'Suicidário', 'Godot' e 'D.

João VI'.

A mostra inclui também um teatro de papelão construído por Viegas em criança, que exibe agora uma composição videográfica com excertos de atuações suas. Adicionalmente, estão expostos desenhos do ator, incluindo um em estilo de banda desenhada sobre a apresentação de “Mário gin tónico”. Outro destaque é a 'Auto-Photo Biografia (não autorizada)', um livro de grande formato com quase 250 páginas, organizado pelo próprio Mário Viegas antes de morrer e lançado postumamente.

A obra detalha a sua vida e carreira através de fotografias, recortes e apontamentos pessoais.

Segundo o curador, o título da exposição reflete a ideia, partilhada por Viegas e inspirada em Samuel Beckett, de que “não há nada mais engraçado que a desgraça”, sublinhando que o seu humor continha sempre um lado trágico.

A iniciativa, com produção de Ana Miffon e André Caldeira e design de Miguel Abreu, acompanha a nova criação da Companhia de Teatro de Almada (CTA), 'Elogio do Riso'.

A exposição pode ser visitada de quarta-feira a sábado, das 12h00 às 21h30, e aos domingos, das 12h00 às 19h00.

Artigos

5

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval

Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval […] O conteúdo Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval aparece primeiro em Sempre à Mão.

Source LogoSempre à Mão Notícias
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones