Saída de Mariana Mortágua do Parlamento: Sucessão será Assegurada por Fabian Figueiredo e Andreia Galvão em Modelo Rotativo



As informações divulgadas confirmam que Mariana Mortágua tem a sua saída do parlamento agendada.
A cessação do seu mandato como deputada ocorrerá num momento específico: após a conclusão de todo o processo legislativo referente ao Orçamento do Estado para o ano de 2026.
Até lá, manterá as suas funções na Assembleia da República.
A vaga resultante da sua partida será ocupada por Fabian Figueiredo e Andreia Galvão.
O modelo escolhido para esta sucessão é o de substituição rotativa.
Isto significa que Fabian Figueiredo e Andreia Galvão irão alternar entre si no exercício do mandato parlamentar, partilhando as responsabilidades do cargo.
Os artigos fornecidos não detalham como será implementada esta rotação, como por exemplo a duração dos períodos de cada um no parlamento ou a ordem da sucessão.
Artigos
5Política
Ver mais
Órgãos autárquicos formalmente instalados para o quadriénio 2025-2029. O Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares foi o local escolhido para a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para o quadriénio de 2025 a 2029. Cumprindo as disposições legais, e perante uma ‘casa cheia’, o presidente cessante da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, presidiu […]

José Sócrates ficou sem defesa em tribunal. Pedro Delille, advogado que representava o antigo primeiro-ministro no processo da Operação Marquês, renunciou esta terça-feira ao mandato, obrigando o coletivo de juízes a nomear um defensor oficioso para assegurar a continuidade do julgamento. A informação foi confirmada pelo Tribunal Central Criminal de Lisboa, que recebeu durante a […] O conteúdo Advogado de José Sócrates renuncia à defesa no julgamento da Operação Marquês aparece primeiro em Semanário VOX.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As rendas no Alentejo aumentaram 16,1% em outubro de 2025 face ao mesmo mês do ano anterior, registando a maior subida regional do país. Os dados são do índice de preços do idealista, que coloca o valor médio da habitação para arrendamento na região nos 11,5 euros por metro quadrado. Entre os distritos alentejanos, Beja […] O Artigo Rendas no Alentejo aumentam 16,1% em outubro, a maior subida do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

No I Congresso de Psicologia e Ciências da Saúde da Universidade Europeia, especialistas sublinharam que a IA deve amplificar a qualidade dos cuidados, nunca substituir a relação humana. Alertaram para dilemas éticos e a necessidade de supervisão



