
Reabilitação de Património Industrial para Fins Turísticos e Culturais



O principal exemplo desta tendência é a Fábrica do Inglês, um emblemático complexo em Silves, no Algarve, adquirido pelas promotoras imobiliárias Antrix e Carvoeiro Branco.
Com um investimento total de 25 milhões de euros, o projeto visa reabilitar os edifícios históricos e criar novas dinâmicas culturais e económicas na região. A intervenção prevê a criação de cerca de 80 novos postos de trabalho. O plano para a Fábrica do Inglês inclui a criação de uma unidade hoteleira de charme com 50 quartos e a reabertura do Museu da Cortiça. Este museu, encerrado após a insolvência da anterior entidade gestora, foi distinguido em 2001 com o prémio Luigi Micheletti de "Melhor Museu Industrial da Europa". A reabertura do museu é prioritária, com uma estimativa de que possa ocorrer antes do verão de 2026. O projeto contempla ainda a recuperação do antigo chalet do século XIX para funcionar como casa de chá e a instalação dos escritórios das empresas promotoras no local. Construída em 1894 como uma unidade de transformação de cortiça, a fábrica ficou conhecida pelo nome de um dos seus gestores, o cidadão britânico Victor Sadler.
Após o encerramento da atividade industrial, foi convertida num espaço cultural em 1999, mas acabou por ser abandonada após a insolvência da empresa gestora, reportada como tendo ocorrido entre 2009 e 2013.
As obras de reabilitação deverão arrancar em 2026, com uma duração estimada de dois a três anos, apontando-se a conclusão para 2029. Este fenómeno de reconversão de património industrial não se limita ao Algarve. Em Matosinhos, no distrito do Porto, as antigas instalações de fábricas de conservas estão a ser transformadas no Hotel Moov Matosinhos Sul. Este projeto, com um investimento de 16 milhões de euros, resultará numa unidade com 143 quartos e 44 apartamentos, e a sua abertura está prevista para o início de 2026.
Artigos
5




Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico