
Setor dos Semicondutores com Lucros Recorde Impulsionados pela Inteligência Artificial



A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a maior fabricante mundial de semicondutores, anunciou um aumento de quase 40% no seu lucro líquido entre julho e setembro, atingindo um valor recorde de 452,3 mil milhões de dólares taiwaneses (cerca de 12,8 mil milhões de euros). Este crescimento, que superou as previsões dos analistas, foi acompanhado por um aumento de 30% nas receitas em termos homólogos e é atribuído principalmente à crescente procura por aplicações de inteligência artificial.
A empresa, que é uma fornecedora de referência para gigantes como a Apple e a Nvidia, mantém uma posição dominante no mercado. Em resposta às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, a TSMC está a implementar uma estratégia de diversificação de risco, investindo na construção de novas fábricas nos EUA e no Japão. A empresa comprometeu-se com investimentos de 100 mil milhões de dólares (85 mil milhões de euros) nos EUA, incluindo novas instalações no Arizona, que se somam a 65 mil milhões anunciados anteriormente.
Esta expansão ocorre num contexto em que Taipé rejeitou uma proposta do secretário norte-americano do Comércio, Howard Lutnick, para repartir a produção de 'chips' em partes iguais entre os dois territórios.
No mesmo setor, a gigante neerlandesa ASML também reportou resultados positivos, com vendas líquidas de 7,5 mil milhões de euros e lucros líquidos de 2,1 mil milhões no terceiro trimestre de 2025, com uma margem bruta de 51,6%.
O CEO da empresa, Christophe Fouquet, destacou o impulso contínuo dos investimentos em IA e o avanço na adoção da tecnologia de litografia EUV.
A ASML anunciou ainda uma parceria com a Mistral IA para integrar inteligência artificial no seu portefólio de produtos. Apesar da perspetiva otimista geral, a ASML alertou para uma diminuição significativa das vendas para o mercado chinês em 2026, em comparação com os anos de 2024 e 2025. No entanto, a empresa não espera que as vendas líquidas totais de 2026 fiquem abaixo das de 2025 e projeta um quarto trimestre forte, com vendas entre 9,2 mil e 9,8 mil milhões de euros. A ASML anunciou ainda a distribuição de um dividendo provisório de 1,60 euros por ação ordinária.
Artigos
13












Economia
Ver mais
Um carro parado na garagem ou no quintal, mesmo imobilizado, tem de ter seguro? Caso não tenha, o proprietário terá sempre de responder por danos causados pelo veículo?

A Siscog, empresa do grupo Modaxo especializada em software para operadores de transporte de passageiros e mercadorias, tem um novo Chief Executive Officer (CEO). Trata-se de Miguel Velosa Rodrigues, cuja carreira se tem desenvolvido no setor da tecnologia aplicada à mobilidade. De acordo com comunicado da empresa, tem experiência nos domínios ferroviário, autocarros, tráfego rodoviário […] O conteúdo Siscog com novo CEO aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Porto de Aveiro movimentou 4,44 milhões de toneladas entre janeiro e setembro de 2025, mais 6% face a 2024. Granéis sólidos lideram o crescimento (+17%), consolidando o porto como referência atlântica no sistema nacional. O Porto de Aveiro registou um desempenho sólido nos primeiros nove meses de 2025, movimentando 4,44 milhões de toneladas de […] O conteúdo Porto de Aveiro reforça movimento de mercadorias e regista melhor resultado desde 2022 aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O que é vital antes do próximo verão é ampliar as atuais e limitadas defesas para habitações, criando um fosso moderno composto […] Continue a ler este artigo no SOL.