
Aumento de Reclamações sobre Serviços Digitais no 2.º Trimestre de 2025



A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recebeu 36 reclamações sobre serviços digitais no segundo trimestre de 2025, um aumento de 177% em comparação com as 13 queixas registadas no mesmo período do ano anterior. A maioria das reclamações (67%) foi dirigida a plataformas de muito grande dimensão (VLOP), sendo o Facebook, da Meta, a plataforma que motivou o maior número de ocorrências, com 15 das 36 queixas (39%). Outras plataformas visadas incluem o TikTok e o Instagram, ambas com 8% do total de reclamações, seguidas pelo YouTube, Google e Reddit, cada uma com 5%.
O principal motivo das queixas, representando 40% do total, foi a suspensão, restrição ou remoção de contas ou conteúdos que os utilizadores consideraram indevidas, por alegada violação da lei ou dos termos e condições das plataformas.
Este motivo registou um aumento de 15 casos face ao período homólogo de 2024.
A denúncia de conteúdos ilegais foi a segunda causa mais frequente, com 17% das queixas, seguida por questões relacionadas com a identidade e segurança dos utilizadores e com o tratamento das reclamações pelas próprias plataformas, ambos os motivos com 11%. As denúncias de conteúdos ilegais e o tratamento de reclamações foram as categorias que mais cresceram em comparação com o ano anterior. Na sua qualidade de Coordenador dos Serviços Digitais em Portugal, a Anacom transmitiu cinco reclamações ao seu homólogo na Irlanda, onde estão estabelecidas plataformas como o Facebook, por indícios de infração do Regulamento dos Serviços Digitais.
Em sentido inverso, recebeu duas queixas da Finlândia e da Lituânia relativas à plataforma Cloudflare, cujo representante legal se encontra em Portugal.
A Anacom recorda que os prestadores de serviços devem fornecer justificações claras para qualquer restrição e disponibilizar sistemas internos de gestão de reclamações, podendo os utilizadores recorrer à autoridade caso estas regras não sejam cumpridas.
Artigos
8







Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela
Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.